Florianópolis (SC): 42 praias exuberantes e farta gastronomia a base de frutos do mar

Florianópolis - SC | Comentários

Chamada carinhosamente de Floripa, a capital catarinense possui 42 exuberantes praias que lotam a cidade no verão. Se visitada no inverno, você tem à sua disposição atrativos que vão além da previsão do tempo: são museus, casarios históricos e belas paisagens para rechear o álbum de fotografias.

Não deixe de ver o pôr-do-sol nos mirantes Morro da Cruz e Morro da Lagoa, de onde se vê a Lagoa da Conceição, um lugar imperdível, com restaurantes, bares e diversas atividades em seu entorno.

Quando anoitecer, vá a Avenida Beira Mar e surpreenda-se com a notoriedade da ponte Hercílio Luz. O centro histórico de Floripa também tem seus encantos, com o Palácio Cruz e Sousa, a Praça 15 de Novembro e um museu dedicado ao famoso pintor Victor Meirelles. Os passeios de escunas, caracterizadas localmente como barcos-pirata, são muito populares, assim como avistar as baleias franca que vêm ter e amamentar seus filhotes, na costa catarinense, entre os meses de junho e outubro.

Floripa também oferece uma excelente gastronomia e frutos do mar de se fartar. Ao olhar qualquer cardápio na cidade, é muito alta a chance de encontrar ostras servidas de várias e diferentes maneiras, já que a ilha é a maior produtora do país. No quesito hospedagem, a capital também não deixa nada a desejar para a hotelaria internacional. É importante registrar que a ilha é enorme, as distâncias são longas e o engarrafamento é cruel. Escolha bem os passeios que gostaria de fazer para definir onde ficar, a fim de diminuir o tempo no trânsito.

Jurerê

Jurerê é a praia mais famosa de Floripa e abriga o Jurerê Internacional, condomínio mais caro e desejado da ilha. O diferencial da praia está nos seus charmosos restaurantes (Go Sunset, 300 Cosmo, La Serena, Café de la Musique e Donna) e na badalada casa Parador P12 (durante o dia é um dayclub, com piscina e ambiente de azaração, e à noite vira uma balada). A praia fica a 23 km do Centro da cidade, possui mar calmo e uma faixa de areia estreita, com tendas que vendem bebidas e lanches e alugam cadeiras.

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis foi reformulado, reabrindo em agosto de 2015. Possui bares e restaurantes com petiscos, cervejas artesanais e tapas catarinenses, além de peixarias, quitandas e lojas de artesanato. Se tiver que escolher uma mesa, não deixe de conhecer o Box 32. Como em todo bom mercado público, o estacionamento é bem difícil na região.

Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral Metropolitana de Florianópolis é uma das atrações do centro histórico de Floripa. Dedicada a Nossa Senhora do Desterro, foi criada em 1908 e é o símbolo católico mais importante da cidade. A arquitetura não é tão imponente quanto a de outras catedrais, mas vale a pena tirar uma foto em suas escadarias, especialmente à noite, quando recebe iluminação.

Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhôas

A Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhôas está instalada em um casarão antigo, no bairro Santo Antonio de Lisboa, e é um passeio imperdível para conhecer a cultura açoriana. É uma loja com grande variedade de artesanato açoriano, como tapetes, panelas de barro e obras de arte, e uma charmosa cafeteria nos fundos da instalação, onde você poderá tomar um café, suco ou cerveja e comer um petisco da região, apreciando uma boa música clássica. É de aguçar os sentidos!

Fortaleza de Santo Antonio de Ratones

Se você tiver que escolher uma das três importantes fortalezas que defendiam a Baía Norte da ilha dos ataques inimigos, a mais interessante é a de Santo Antônio de Ratones (as outras são a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim).

Está localizada na Ilha Ratones Grande, com acesso apenas pelo mar, onde você verá duas ruínas e uma fonte e seis edificações restauradas. Para visitar, contrate um barqueiro ou faça o passeio de barco-pirata, que falamos no início do texto.

Parque Municipal da Lagoa do Peri

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é, sem dúvida, um lugar que merece a sua visita! Com 20km2 de área, está contido num dos últimos remanescentes de Mata Atlântica e abriga a maior lagoa de água doce da costa catarinense.

O Parque Municipal da Lagoa do Peri oferece uma exuberante natureza, com córregos, cachoeiras, praias, engenhos, sítios históricos, fauna e flora. Ao visitar a Lagoa, não deixe de conhecer o Projeto Lontra, que fica do parque. 

Bar do Arante

O Bar do Arante está localizado na areia da praia Pântano do Sul, e é um lugar para respirar a cultura Mané (termo popularmente utilizado para designar os nativos). Vale a pena registrar o teto do bar forrado de bilhetes deixados pelos turistas que já passaram por ali – apesar de ser uma das fotografias mais clichês de Floripa – e experimentar um típico pirão regional.

Sanduicheria da Ilha

O Sanduicheria da Ilha é considerado por muitos o melhor lugar para comer sanduíches na cidade, oferecendo ao cliente um lanche inspirado no famoso sanduíche de mortadela do Mercado de São Paulo. A sugestão é pedir o "Mercadão", que é uma das opções mais populares do local, acompanhado da deliciosa maionese caseira. 

Ostradamus

Quem gosta de conhecer lugares diferentes, pode apostar no Ostradamus, um dos restaurantes mais tradicionais de Florianópolis. O preço não é muito amigável, mas tenha certeza que você terá um atendimento de primeira, pratos com comida farta e, dificilmente – quase impossível, vai! –, você sairá de lá insatisfeito. Apesar da decoração ser muito bacana, escolha sentar na parte do restaurante que fica sobre o mar, que é tão delicioso quanto o risoto de frutos do mar servido no local.

Café Cultura

Café Cultura é mais do que uma simples cafeteria, lá é possível comer uma bela sobremesa, acompanhada de opções de café para todos os gostos, fazer um lanche saboroso, comer uma salada ou mesmo uma refeição. Não deixe de provar o café com macadâmia, a torta negresco e a batata rosti, são deliciosos. 

Majestic Palace Hotel

O Majestic Palace Hotel, localizado no Centro de Floripa, é um dos mais lindos que já ficamos e oferece um dos melhores e mais completos cafés da manhã que já tomamos em hotéis. Sem contar que é servido num elegante salão com vista panorâmica superior do mar, de onde também saem deliciosos pratos da mais alta gastronomia contemporânea.

Os quartos são luxuosos, com janelas do chão ao teto e vista para a Baía Norte, e incluem TV LCD, frigobar, banheiro privativo e cama com colchão mega confortável. Possui piscina, spa com saunas secas e úmidas e diferentes salas de massagens.

Pousada dos Chás Hotel Boutique

Localizada ao norte da ilha, à beira-mar e a apenas 50 metros da Praia de Jurerê, a Pousada dos Chás Hotel Boutique é decorada seguindo os princípios do Feng Shui, com mobília antiga e obras de arte, deixando um espaço charmoso e acolhedor para receber o hóspede. Os quartos, que são delicadamente identificados por nome de chás, são confortáveis e permitem uma excelente noite de descanso, equipados com ar condicionado, TV a cabo e frigobar.

A Pousada dos Chás Hotel Boutique oferece piscina com bangalôs em seu entorno, jacuzzi, estacionamento privado gratuito, WiFi gratuito e um belo jardim, onde crescem as ervas dos chás servidos no estabelecimento. Não é demais?!

O café da manhã é delicioso e farto de chás, waffles e geleias produzidas na pousada. Mais gostoso ainda é o chá da tarde, um diferencial da pousada, com  bolos fresquinhos, tortas salgados e, chás quentes e gelados, claro!

Pousada Ilha Faceira

A Pousada Ilha Faceira está localizada ao sul da cidade, a 100m da Praia do Campeche, a 10km da Lagoa da Conceição, a 11km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a 15km do Terminal Rodoviário de Rita Maria e a 35km do Jurerê Internacional.

Os quartos são bastante confortáveis, com ar-condicionado, TV a cabo, varanda com rede, frigobar, banheiro privativo, WiFi gratuito e um isolamento acústico muito bom, já que não ouvíamos o que acontecia do lado de fora.

Na área externa, dá para relaxar com piscina e uma banheira de hidromassagem aquecida. O café da manhã é excelente, com grande variedade de frutas fresquinhas, pães, bolos, omeletes, pão de queijo, folhados, tapiocas e geleias, com destaque para a de laranja, uma delícia.


Gostou das dicas em Floripa? Gostaria de compartilhar alguma outra conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #ViajanteBrasileiro e faça parte do portal conosco.



Serviços

Praia Jurerê

xxxJurerê é a praia mais famosa de Floripa e abriga o Jurerê Internacional, condomínio mais caro e desejado da ilha. O diferencial da praia está nos seus charmosos restaurantes (Go Sunset, 300 Cosmo, La Serena, Café de la Musique e Donna).

  • Rua Professor Manoel do Lago Almeida, 770 - Jurerê - Florianópolis - SC

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis foi reformulado, reabrindo em agosto de 2015. Possui bares e restaurantes com petiscos, cervejas artesanais e tapas catarinenses, além de peixarias, quitandas e lojas de artesanato. Se tiver que escolher uma mesa.

  • Rua Jeronimo Coelho, 60 - Centro - Florianópolis - SC
  • (48) 3225-8464
  • contato@mercadopublico.com.br
  • www.mercadopublicofloripa.com.br/
  • Lojas : 07h às 19h

    Bares e restaurante até 22h

Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral Metropolitana de Florianópolis é uma das atrações do centro histórico de Floripa. Dedicada a Nossa Senhora do Desterro, foi criada em 1908 e é o símbolo católico mais importante da cidade.


Casa Açoriana Artes & Tramoias Ilhoas

A Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhôas está instalada em um casarão antigo, no bairro Santo Antonio de Lisboa, e é um passeio imperdível para conhecer a cultura açoriana. É uma loja com grande variedade de artesanato açoriano.

  • Rua Cônego Serpa, 30 - Santo Antonio de Lisboa - Florianópolis - SC
  • (48) 3235-1262

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Se você tiver que escolher uma das três importantes fortalezas que defendiam a Baía Norte da ilha dos ataques inimigos, a mais interessante é a de Santo Antônio de Ratones (as outras são a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santa Cruz.

  • Ilha de Ratones Grande Baía Norte - Florianópolis - SC
  • (48) 3721-8302
  • Baixa temporada (de abril a novembro): diariamente das 9h às 17h. Alta temporada (de dezembro a março): diariamente das 9h às 19h. As embarcações poderão atracar na ilha até as 18h.

Parque Municipal da Lagoa do Peri

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é, sem dúvida, um lugar que merece a sua visita! Com 20km2 de área, está contido num dos últimos remanescentes de Mata Atlântica e abriga a maior lagoa de água doce da costa catarinense.

  • Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, 3150 - Armacao do Pântano do Sul - Florianópolis - SC
  • (48) 3237-5660

Bar do Arante

O Bar do Arante está localizado na areia da praia Pântano do Sul, e é um lugar para respirar a cultura Mané (termo popularmente utilizado para designar os nativos). Vale a pena registrar o teto do bar forrado de bilhetes deixados pelos turistas.


Sanduicheira da Ilha

O Sanduicheria da Ilha é considerado por muitos o melhor lugar para comer sanduíches na cidade, oferecendo ao cliente um lanche inspirado no famoso sanduíche de mortadela do Mercado de São Paulo. A sugestão é pedir o "Mercadão".


Ostradamus

Quem gosta de conhecer lugares diferentes, pode apostar no Ostradamus, um dos restaurantes mais tradicionais de Florianópolis. O preço não é muito amigável, mas tenha certeza que você terá um atendimento de primeira, pratos com comida farta.

  • Rodovia Baldicero Filomeno, 7640 - Reibeirão da Ilha - Florianópolis - SC
  • (48) 3337-5711
  • www.ostradamus.com.br/
  • Terça a Sábado das 12h às 23h - Domingo das 12h às 17h

Café Cultura

Café Cultura é mais do que uma simples cafeteria, lá é possível comer uma bela sobremesa, acompanhada de opções de café para todos os gostos, fazer um lanche saboroso, comer uma salada ou mesmo uma refeição. Não deixe de provar o café com macadâmia.


Majestic Palace Hotel

O Majestic Palace Hotel, localizado no Centro de Floripa, é um dos mais lindos que já ficamos e oferece um dos melhores e mais completos cafés da manhã que já tomamos em hotéis.

  • Avenida Jornalista Rubéns de Arruda Ramos, 2746 - Centro - Florianópolis - SC
  • (48) 3231-8000
  • reservas@majesticpalace.com.br
  • www.majesticpalace.com.br/
  • 24 horas

Pousada dos Chás Hotel Boutique

Localizada ao norte da ilha, à beira-mar e a apenas 50 metros da Praia de Jurerê, a Pousada dos Chás Hotel Boutique é decorada seguindo os princípios do Feng Shui, com mobília antiga e obras de arte.


Pousada Ilha Faceira

A Pousada Ilha Faceira está localizada ao sul da cidade, a 100m da Praia do Campeche, a 10km da Lagoa da Conceição, a 11km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a 15km do Terminal Rodoviário de Rita Maria e a 35km do Jurerê Internacional.

  • Rua das Corticeiras, 183 - Campeche Leste - Florianópolis - SC
  • (48) 3364-0421
  • reservas@ilhafaceira.com.br
  • www.ilhafaceira.com.br/
  • 24 horas