Aparecida, onde respiramos fé e devoção

Aparecida - SP | 0 Comentários

No mês de outubro dezenas de milhares de pessoas vão a Aparecida, para comemorar o dia da Padroeira do Brasil, no dia 12. Em 2014 a santa atraiu ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior santuário no mundo dedicado à Maria, mais de doze milhões de visitantes. Fé, promessas e muita devoção são algumas das principais energias que sentimos quando a visitamos.

Em função dessa importante visitação durante todo o ano, a cidade possui uma importante rede hoteleira, pois oferece mais de 33.000 leitos.

Conheça a história de como a Santa foi encontrada pelos pescadores

Outro importante ponto turístico de Aparecida é o Porto Itaguaçu/ Mirante das Pedras, onde a imagem da Santa foi encontrada pelos pescadores. Lá tem balsas que sobem e descem o Rio Paraíba, com guias que contam como foi a descoberta dos pescadores

https://www.youtube.com/watch?v=nYoIV4lJw0I

Vale conferir a singela capela no local, que oferece uma estrutura turística básica, como, iluminação, sanitários, água potável, local para se acender velas e segurança 24 horas. Por lá, você também encontrará as lojas de lembranças e comidas.

Conhecida como Basílica Velha, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é ligada à Matriz Velha por uma passarela de 500 metros. Seu estilo barroco é marcado por duas torres e sinos. O seu entorno é repleto de box e lojas, que oferecem os mais variados tipos de produtos, é subir e conferir.

No "Centro de Apoio ao Romeiro" você encontra algo em torno de 330 lojas, num espaço de 8.200m2, com toda a estrutura de banheiros, fraldários, praça de alimentação, aquário, parque de diversão, enfim, toda a comodidade para você e sua família.

Já visitou a Torre da Basílica? Ela oferece uma vista panorâmica imperdível. Todos que visitam a torre deixam uma moeda lá. Muitos para firmar seu pedido, mas a maioria para agradecer alguma graça recebida.

Conta com um estacionamento grandioso, afinal são vagas demarcadas para 2 mil ônibus, 3 mil carros de passeio e 602 motos. O estacionamento é pago, tem seguro e socorro mecânico. Na área externa do Santuário fica a unidade móvel ambulatorial, que dá assistência aos romeiros que necessitarem de cuidados médicos emergenciais e ambulatoriais.

Fique atento: chegando no estacionamento, geralmente você é abordado por pessoas que ficam no meio da rua parando os carros, eles se dizem da igreja e pedem dinheiro, não pare, o estacionamento só é pago nos guiches (tipo cancela de shopping) que dão acesso ao estacionamento do Santuário. A Igreja não tem outras pessoas recebendo dinheiro, se quiser fazer uma doação, dentro do Santuário há vários cofres para você faze-lo.

Há quem faça o percurso até Aparecida à pé ou de bicicleta. Dependendo de onde você vier, poderá receber o Certificado Mariano, diretamente na Basílica, que é dado aos peregrinos que apresentam o passaporte carimbado nos diversos pontos de apoio oficiais ao longo do trajeto (saiba onde retirar o passaporte). São esses carimbos que “comprovam” o percurso percorrido.

Confira a data e os horários das missas em Aparecida

Com o lema “Acolher bem também é evangelizar”, trabalham no santuário cerca de trinta missionários redentoristas, várias congregações religiosas femininas, mais de 800 voluntários e mais de 1.500 funcionários.

Importante: se estiver planejando ir à Aparecida, primeiramente defina a data e qual missa pretende assistir (confira o horário das missas, que acontecem entre 5:30 e 18hs).

No mês de outubro há uma programação especial, dedicado às comemorações do aniversário de Nossa Senhor Aparecida. É esperado para o dia 12  uma visitação superior a 150 mil pessoas.

Casa do Pão

Antes ou depois da missa, dependendo de qual horário você escolher, visite no subsolo, a sala dos romeiros, a sala das promessas, a loja oficial, e A Casa do Pão, onde eles vendem o pão e o bolo da Mãe, ótimas sugestões de lembrança para levar para casa, assim, além de levar o produto você faz uma boa ação, pois, ajuda jovens e adolescentes do projeto social mantido pelo Santuário, que os profissionaliza no setor de panificação e confeitaria industrial.

Teleférico Aparecida

Depois pegue um dos 47 bondinhos (teleférico de Aparecida) que levam à estação Cruzeiro, no Morro do Cruzeiro, do local é possível ter acesso ao Mirante do Morro do Cruzeiro, que oferece uma bela vista de Aparecida e região. 

No Morro do Cruzeiro, durante a Quaresma, toda sexta feira acontece a Via Sacra. Possui 14 estações da Via Sacra, em estilo neo clássico, elaboradas em bronze.

Em relação a segurança, ao todo são 180 câmeras de monitoramento no complexo Santuário Nacional e um efetivo fixo de 152 vigilantes. Geralmente, em dias de grande movimentação, como dia 12 de outubro, existe também o auxílio da Polícia Militar.

Porto Itaguaçu

Outro importante ponto turístico de Aparecida é o Porto Itaguaçu/ Mirante das Pedras, onde a imagem da Santa foi encontrada pelos pescadores. Lá tem balsas que sobem e descem o Rio Paraíba, com guias que contam como foi a descoberta dos pescadores

https://www.youtube.com/watch?v=nYoIV4lJw0I

Vale conferir a singela capela no local, que oferece uma estrutura turística básica, como, iluminação, sanitários, água potável, local para se acender velas e segurança 24 horas. Por lá, você também encontrará as lojas de lembranças e comidas.

Matriz Basílica Nossa Senhora Aparecida

Conhecida como Basílica Velha, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é ligada à Matriz Velha por uma passarela de 500 metros. Seu estilo barroco é marcado por duas torres e sinos. O seu entorno é repleto de box e lojas, que oferecem os mais variados tipos de produtos, é subir e conferir.


Gostou das dicas? Se você tiver alguma outra sugestão, nos envie, participe conosco do portal. Se tiver uma foto, estamos no Instagram, inclua a #viajantebrasileiro em sua foto e compartilhe conosco a sua experiencia.

Quer saber onde ficar, o que comer e o que fazer na cidade de Aparecida? Confira os links abaixo:

Aparecida do Norte: roteiro completo e encantador
Aparecida: cidade da Padroeira do Brasil
Guaratinguetá, a linda terra de Frei Galvão


Serviços

Porto Itaguaçu

No local uma capela de arquitetura inteligente, com parede de vidro atrás do altar, para captar a luz do sol. O lugar compõe um ambiente religioso propício à interiorização e a oração. Na entrada a imagem da Nossa Senhora de Aparecida.

  • Rua Antônio Arneiro, 142 Aparecida - SP

Matriz Basílica Velha

Construída em 1745 e localizada em Aparecida do Norte, interior de São Paulo, a Matriz Basílica Velha atraí muitos devotos e turistas. O local de nome original Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro a abrigar a imagem de Nossa Senhora.


Teleférico de Aparecida

Possuindo 1170 metros de percurso, o Teleférico de Aparecida atrai tanto moradores quanto gente que vem de longe visitar Aparecida do Norte, interior de São Paulo.


Casa do Pão

Situada no subsolo do Santuário Nacional em Aparecida, interior de São Paulo, a Casa do Pão é um ótimo lugar para descanso e alimentação durante o passeio.