Arautos do Evangelho: espiritualidade e fé na Serra da Cantareira

Embu das Artes - SP | 0 Comentários

Basilica Nossa Senhora do Rosário - Arautos do Evangelho

Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário é lindíssima, tudo nela é bem diferente das igrejas já visitadas, a missa é realizada em latim, o espaço de confissão, o ritual, a arquitetura, as pinturas, os vitrais maravilhosos e a pompa de um palácio europeu. As 365 relíquias dos santos de todos os dias do ano, chamam a atenção. A missa com canto gregoriano é um dos pontos altos da missa. Os Arautos do Evangelho procuram praticar em toda a sua pureza, os conselhos evangélicos.

O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica de uma só melodia, acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum ou mesmo sem acompanhamento. Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos até o final da Idade Média. Suas características foram herdadas dos salmos judaicos e dos modos/escalas gregos.

A igreja, com 60 metros de altura, fica em Caieiras, na Grande São Paulo e foi construída na última década pelo grupo católico Arautos do Evangelho.

Não importa qual seja a sua religião, o lugar é espetacular, e vale ser visitado, pois nos deparamos no coração da serra com um templo no mínimo, magnífico. O interior é decorado com detalhes, vivacidade e esmero incríveis. Uma das capelas contém duas relíquias de santos, uma das quais de um santo martirizado no Coliseu de Roma.

https://www.youtube.com/watch?v=tXK_3OFymrM

A belíssima arquitetura dessa basílica chama a atenção de quem ainda está longe, graças à sua imponência. Com torres despontando em meio ao verde, um verdadeiro castelo imponente e suntuoso, decorado com vitrais coloridos e belíssimos, com o corpo eclesiástico ostentando uma indumentária e uma liturgia que remete aos templários, por isso é conhecido como o templo Arautos do Evangelho

O Thabor é uma das residências dos Arautos do Evangelho, na qual se formam jovens de diversos lugares do mundo, a fim de estarem capacitados a desempenhar o alto labor da Nova Evangelização.

Contam ainda com jovens muito atenciosos que explicam com detalhes desde a construção da Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário, até a função dos Arautos do Evangelho.

Composta predominantemente por jovens, esta Associação está presente em 78 países. Seus membros de vida consagrada praticam o celibato, e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, dando especial ênfase à formação da juventude.

O termo Basílica provém do grego e significa originalmente "casa real". Essa palavra designava um majestoso edifício público, que nas civilizações grega e romana se destinava comumente à sede de um tribunal de justiça. Existem dois tipos de basílicas: as maiores e as menores.

Outra interessante característica das basílicas maiores é que seu altar-mor é de uso exclusivo do Papa, podendo ser utilizado por outro celebrante somente com uma autorização própria. Além disso possui uma Porta Santa que, sendo transposta durante os anos jubilares, concede indulgências.

Na missa de sábado às 17 horas, os participantes são na maioria os próprios arautos e os cantos durante a missa junto ao incenso maravilhoso, te elevam a outra dimensão. O estacionamento no local e o passeio são gratuitos. O local oferece visitas guiadas gratuitas, mas pede agendamento para grupos com mais de 30 pessoas.

Caso os ombros ou pernas estejam desnudos, são emprestadas vestes para cobri-los durante a visitação.


Gostou das dicas? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Quer almoçar pela região?

O Velhão: comida e arquitetura de demolição
Um dia tranquilo no Parque da Cantareira


Serviços

Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário (Arautos do Evangelho)

A igreja, com 60 metros de altura, fica em Caieiras, na Grande São Paulo e foi construída na última década pelo grupo católico Arautos do Evangelho, a missa é realizada em latim, os vitrais, pinturas e a arquitetura são maravilhosos.