Areia vai, areia vem: os Lençóis Maranhenses (MA) são um verdadeiro paraíso escondido no Nordeste

Barreirinhas - MA | Comentários

Os Lençóis Maranhenses estão localizados na pequena Barreirinhas, a cerca de 250km da capital São Luiz (MA), e são formados por dunas gigantes e lindíssimas lagoas de água doce e cristalina. Para se ter uma ideia, a área total dos Lençóis Maranhenses é do tamanho da cidade de São Paulo.

Não existe nada igual no Brasil! Dá até para dizer que temos sim um “Saara”, mas com muito, muito, muito mais chuva. As dunas são formadas pela força do vento, que desenha uma paisagem única ao mesmo tempo que altera constantemente sua aparência. Nesse “deserto brasileiro” é possível encontrar dunas que chegam a 40m de altura e lagoas formadas pelo acúmulo da água das chuvas, que caem no 1o semestre. Já no 2o semestre, durante o período de seca no Maranhão, as lagoas ficam muito baixas, prejudicando o banho.

Quem vai visitar os Lençóis Maranhenses não precisa preocupar-se com a estrutura da cidade, já que Barreirinhas é preparada para receber turistas. Frutos do mar, arroz de cuxá e outros pratos típicos do Maranhão tomam conta dos cardápios dos restaurantes. Na hora de descansar, há opções de pousadas e hotéis com excelente custo-benefício. Para conhecer os cartões-postais dos Lençóis Maranhenses, é necessário contratar uma agência de turismo, e para circular pela região, cheia de trilhas de areia, dunas, rios e lagoas, somente de barco ou com veículos com tração nas quatro rodas.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Paisagem única, sobre e desce de dunas e pequenos oásis compõem o passeio no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A Lagoa Azul é uma das mais belas do Parque e uma das mais profundas. Na proximidade, é possível se refrescar em outras lagoas, como a Lagoa da Preguiça, a Lagoa do Peixe e a Lagoa Esmeralda. A entrada no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é gratuita, mas o acesso é feito apenas por “jardineiras”, que são caminhonetes adaptadas para transportar passageiros na carroceria.

Passeio de Voadeira pelo Rio Preguiças

Voadeiras são lanchas pequenas com capacidade para 10 pessoas. O passeio de voadeira no leito do Rio Preguiças é super famoso pela beleza do trajeto, com fauna e flora exuberante, e pelas paradas que o motorista pode realizar tanto em bancos de areia no meio do rio, quanto em pontos turísticos. Um deles é no povoado de Mandacaru, onde é possível encontrar peças do artesanato da região, subir no "Farol de Preguiças" e ter acesso a uma incrível vista da foz do rio Preguiças. E tem mais: se fizer o passeio por volta das 15h, ao final dele, o turista ainda pode apreciar um belíssimo pôr do sol a bordo da voadeira. 

Lagoa da Esperança

A Lagoa da Esperança é famosa por ser a única que não seca nos Lençóis Maranhenses, pode ser visitada o ano inteiro e não é cercada por dunas, pois tem um trecho de mangue. Mas, antes de chegar à lagoa, visite a Comunidade de Tapuio, que abriga a Casa de Farinha. No local, o visitante conhece todas as etapas de produção artesanal da famosa farinha-d’água, feita pelos moradores.

Santo Amaro do Maranhão

Santo Amaro do Maranhão fica a cerca de 100km de Barreirinhas e é uma outra opção para conhecer os Lençóis Maranhenses, já que abriga dunas com belas lagoas pouco exploradas, como é o caso da Lagoa da Gaivota, de água azul cristalina e profundidade próxima a 2,5m. O acesso é feito apenas com veículos 4x4.

Camarão da Luzia

Depois de caminhar, subir e descer pela dunas maranhenses, avistar o restaurante da Luzia é como se fosse um oásis no deserto. O seu famoso camarão é servido grelhado, acompanhado de feijão, arroz e salada. O camarão é diferente, como dizem, e muito gostoso. A estrutura é simples, mas a cerveja é gelada, o preço é bastante razoável e ainda pode pedir uma cocada mole de sobremesa para saborear em uma das redes da varanda, vislumbrando o cenário paradisíaco de dunas e mar. Sensacional!

Restaurante do Antonio

O proprietário do Restaurante do Antônio é irmão da Luzia do Camarão. Você deve achar que vai comer o mesmo prato, mas te asseguro que não! Apesar de acompanhar também feijão e arroz, os camarões grelhados do Antônio levam um molho secreto responsável pela fama da casa. A sugestão é provar os dois e deixar a sua preferência aqui nos comentários. Conta pra gente! 

O Bambu

O Bambu tem características interessantes como estar localizado no centro de Barreirinhas e oferecer um cardápio que atende a todos os paladares: comida brasileira, contemporânea, japonesa, pizza e frutos do mar. O restaurante é bonito e espaçoso, oferece ar-condicionado na área interna, possui varanda grande, a comida é saborosa, as porções são bem servidas e o atendimento é simpático. Vale a pena dar uma passada por lá quando não aguentar mais ver camarão no prato.

Porto Preguiças Resort

O Porto Preguiças Resort está localizado a 10min de carro do Centro de Barreirinhas e é a opção mais confortável que você vai encontrar na cidade. É um hotel bem-estruturado e muito charmoso, com chalés espaçosos com ar-condicionado, TV, varanda, frigobar, banheiro, rede e Wi-Fi gratuito. Possui piscina, área social agradabilíssima, duas piscinas, uma academia, uma quadra poliesportiva, muito verde e o Rio Preguiças passando ao fundo do hotel. O café da manhã é delicioso e farto, servido no salão do restaurante que tem decoração bem praiana.

Pousada Encantes do Nordeste

A Encantes do Nordeste está localizada a 10min de carro do Centro de Barreirinhas e é um encanto de lugar! A pousada é linda e toda bem decorada, cheia de área verde e está à beira do rio. Dispõe de uma piscina gostosa, redes, sala de massagem e acomodações espaçosas, com TV, ar-condicionado, frigobar e banheiro. O buffet de café da manhã é servido ao ar livre, o que já te faz começar o dia muito bem, e inclui pães, sucos, bolos regionais e biscoitos fresquinhos e preparados no dia.

Pousada do Rio

Espreguiçadeiras num píer à beira do rio e um excelente atendimento fazem da Pousada do Rio um lugar fantástico para ficar. Alguns quartos têm uma varanda, rede e vista para o jardim, mas todos eles possuem banheiro privativo, chuveiro quente, ar-condicionado, TV e frigobar. O café da manhã é gostoso e variado, incluindo, além dos tradicionais pães, bolos e sucos, um delicioso cuscuz de milho à moda nordestina e tapioca. Fica a uns 10 minutos a pé do Centro de Barreirinhas e tem um custo-benefício que vale a pena.


Gostou das dicas para conhecer as dunas dos Lençóis Maranhenses? Gostaria de compartilhar alguma outra conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #ViajanteBrasileiro e faça parte do portal conosco.



Serviços

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Paisagem única, sobre e desce de dunas e pequenos oásis compõem o passeio no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


Passeio de Voadeiras pelo Rio Preguiças

Voadeiras são lanchas pequenas com capacidade para 10 pessoas. O passeio de voadeira no leito do Rio Preguiças é super famoso pela beleza do trajeto, com fauna e flora exuberante, e pelas paradas que o motorista pode realizar tanto em bancos de areia.

  • Barreirinhas - MA

Santo Amaro do Maranhão

Santo Amaro do Maranhão fica a cerca de 100km de Barreirinhas e é uma outra opção para conhecer os Lençóis Maranhenses, já que abriga dunas com belas lagoas pouco exploradas, como é o caso da Lagoa da Gaivota, de água azul cristalina.

  • São Luís - MA

Lagoa da Esperança

A Lagoa da Esperança é famosa por ser a única que não seca nos Lençóis Maranhenses, pode ser visitada o ano inteiro e não é cercada por dunas, pois tem um trecho de mangue.

  • São Luís - MA

Porto Preguiças Resort

O Porto Preguiças Resort está localizado a 10min de carro do Centro de Barreirinhas e é a opção mais confortável que você vai encontrar na cidade. É um hotel bem-estruturado e muito charmoso, com chalés espaçosos com ar-condicionado, TV, varanda, frigobar

  • Estrada do Carnaubal Carnaubal - Barreirinhas - MA
  • (98) 3349-6050
  • reservas@portopreguicas.com.br
  • www.portopreguicas.com.br/
  • 24 horas

Pousada Encantos do Nordeste

A Encantes do Nordeste está localizada a 10min de carro do Centro de Barreirinhas e é um encanto de lugar! A pousada é linda e toda bem decorada, cheia de área verde e está à beira do rio.


Pousada do Rio

Espreguiçadeiras num píer à beira do rio e um excelente atendimento fazem da Pousada do Rio um lugar fantástico para ficar. Alguns quartos têm uma varanda, rede e vista para o jardim, mas todos eles possuem banheiro privativo, chuveiro quente.


Camarão da Luzia

Depois de caminhar, subir e descer pela dunas maranhenses, avistar o restaurante da Luzia é como se fosse um oásis no deserto. O seu famoso camarão é servido grelhado, acompanhado de feijão, arroz e salada.

  • Canto de Atins, s/n Barreirinhas - MA
  • (98) 9132-3187

O Bambu

O Bambu tem características interessantes como estar localizado no centro de Barreirinhas e oferecer um cardápio que atende a todos os paladares: comida brasileira, contemporânea, japonesa, pizza e frutos do mar.

  • Avenida Beira Rio, 391 Barreirinhas - MA
  • (98) 98788-3602

Restaurante do Antonio

O proprietário do Restaurante do Antônio é irmão da Luzia do Camarão. Você deve achar que vai comer o mesmo prato, mas te asseguro que não! Apesar de acompanhar também feijão e arroz, os camarões grelhados do Antônio levam um molho secreto.

  • Canto do Atins Barreirinhas - MA
  • (98) 9 8881 3138