Cunha: a Provence brasileira

Cunha - SP | 0 Comentários

Cunha fica a apenas 230 km da capital, no coração da Serra da Mantiqueira. Dentre tudo que a cidade oferece a seus visitantes e moradores, hoje destacaremos como atrativo turístico algo bem peculiar em seu cenário montanhoso.

Graças a seu clima e solo, entre as montanhas desenvolvem-se lindos campos de lavanda, semelhantes às encontradas na cidade de Provence, na França. Quem poderia imaginar um cenário desses tão perto de São Paulo, não é mesmo?

Se você procura uma cidade para curtir o frio da serra a dois, essa cidade tem muito potencial para te surpreender. As pousadas são charmosas, o clima é semelhante ao de Campos do Jordão, pare e deguste uma cerveja artesanal na Cervejaria Wolkenburg, passeie pela plantação de lavanda, cavalgue pelas trilhas, visite os ateliers de cerâmica e aprecie um belíssimo por-do-sol a dois. 

No inverno, o clima é seco, com temperaturas amenas durante o dia e frio à noite.

Que tal reservar uma página de suas vidas para conhecer e viver o que Cunha tem de melhor, celebre o amor.Respire lentamente e sinta o perfume no ar. Ande pelo campo de lavandas, descanse no deck e tome um chá, café, ou sorvete de lavanda. Deixe seu olhar descansar no horizonte e perceba a diferença de tonalidades nos campos. Se você conseguir chegar até as 17:15hs, apreciará um lindo por-do-sol.

O óleo essencial da lavanda já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e indicado  como calmante, relaxante e para alívio de dores. Seu aroma ajuda a combater a insônia, o estresse e a depressão. Em aromaterapia é conhecido como restaurador do equilíbrio mental e das emoções. No Brasil, as lavandas florescem o ano todo.

Cervejaria Wolkenburg

A cervejaria Wolkenburg fica localizada na magnífica zona de Cunha-SP, onde podemos encontrar esta que é uma micro cervejaria brasileira, onde a arte de produção e a qualidade das cervejas são fatores sempre presentes.

Fruto do trabalho do mestre-cervejeiro Thomas Rau e com a colaboração da sua esposa Heike, a WolkenburG produz excelentes cervejas que respeitam a Lei da Pureza de 1516. Destaque também para a Oktoberfest da cidade de Cunha, onde é possível degustar deliciosas receitas alemãs acompanhadas pelas cervejas elaboradas de modo tradicional.

O cardápio oferece diversos tipos de cervejas para o cliente, as cervejas como a Wolkenburg Fit que é um chopp leve e refrescante tipo Lager, com baixo teor de álcool e de carbohidratos, Wolkenburg Helles que trata-se de um chopp extra, produzido com diversos tipos de malte e com trigo, Wolkenburg Landbier este chopp extra tipo Ale caracteriza-se pela tonalidade acobreada, sabor intenso e muito cremoso,  entre outros sabores.

Se deseja degustar cervejas brasileiras de qualidade, venha conhecer a  Wolkenburg

O Lavandário

O Lavandário oferece as mudas para você levar para casa e manter a beleza de suas flores por perto. São vasos com plantas ornamentais, resistentes e muito aromáticas. 

Além da cafeteria há uma loja que comercializa os produtos feitos lá, como o óleo de lavanda, que utilizado numa massagem diminui o estresse, a ansiedade, a depressão e a insônia.

O Lavandário tem uma plantação orgânica de Lavandula dentata para produzir o mais puro óleo essencial de lavanda. A L. dentata tem produzido, em Cunha, floradas durante o ano todo.

Contemplario

A visitação é gratuita e no local tem uma lojinha com os produtos a base de lavanda e artesanatos, uma loja de mudas de orquídeas e plantas e um Café.
A visitação é indicada no final da tarde para contemplar o por do sol.

O local está situado na estrada, sentido Paraty, distante de carro de cunha 15 ou 20 minutos. Bem parecido com o Lavandário, mesma proposta: campos de lavanda. No entanto, a entrada é gratuita. Há um deck lindo, que rende excelentes fotos.

Quando você chega é super bem recepcionado pelo aroma das ervas. O lugar é lindo, há plantações de vários tipos de plantas e ervas como camomila, lavanda, hortelã, arruda, alecrim e muitas outras. 

Pousada Quinta da Serra

Imagine uma pousada cheia de flores, frutas e amor, assim é a Pousada Quinta da Serra. A pousada inteira é decorada com a principal arte da cidade, a cerâmica, há rede e mesa na varanda dos quartos para se contemplar a natureza. Dormir com o barulho relaxante da cachoeira é indescritível.

Os chalés são modernos, limpos, confortáveis e com uma vista espetacular, todos com decoração romântica. Os quartos Beija-flor e Cotovia tem ofurô.

Reserve na sua programação, um jantar no Cave Poesie, a refeição é servida na Adega, na própria pousada, onde os pratos são preparados com ingredientes orgânicos, cultivados na pousada.

Construída em estilo medieval, a Cave Poésie oferece um espaço acolhedor e charmoso, onde os hóspedes vivenciam noites inesquecíveis. A adega possui uma seleção de vinhos nacionais e importados por um custo benefício excelente. Para acompanhar o vinho escolhido, há no cardápio fondues e deliciosos pratos preparados pela proprietária da pousada. O jantar é encantador e romântico, decorado com velas e flores.

Ao final, você pode ainda levar chá ou chocolate quente para o chalé(à noite), para tomar antes de dormir.

Estalagem Shambala

A pousada é em estilo rústico, com ótimo paisagismo e excelente café da manhã. Aqui o quarto é espaçoso para o casal, com uma boa varanda do lado de fora e uma pequena lareira dentro. O aspecto rústico, de troncos e tijolos aparentes, é bonito e bem cuidado. Todos os quartos têm excelente vista para as montanhas.

O café da manhã tem muitos quitutes produzidos no local, com leite fresco e muitas guloseimas, são tantas opções, que valem por um almoço.

Além disso, há uma piscina e jacuzzi, espaço para meditação e massagem, sala de tv e leitura, enfim, um espaço para se passar o tempo em boa companhia.

Pousada dos Anjos

A Pousada dos Anjos fica numa área arqueológica do Caminho Velho do Ouro, a Pousada dos Anjos herda uma história secular e singular citada em livros do século 18.

No frescor das montanhas, banhada pelas nascentes do Rio Paraibuna, a Pousada ocupa 15 alqueires com lago, córrego, florestas, trilhas, pastagens, estradas internas, água mineral nas torneiras, energia solar, sauna a lenha com deck, cachoeira e piscina natural de pedras. Salão social com fogão de lenha, home-theater e lareira.

A Oca é uma biblioteca de artes, história e meio ambiente onde acontece workshops, exposições, apresentações musicais, ioga e outras práticas de grupo ligadas à cultura e saúde.

Hotel Fazenda São Francisco

Aqui você sente aquele clima de fazenda mesmo, a hospedagem é feita nos vários chalés espalhados pela fazenda. Comece o dia bebendo o leite puro(que acabou de ser retirado da vaca), passeie pela propriedade e veja alguns animais, almoce, e à tarde passeie na chalana(barco com dois andares), pesque umas piranhas e depois as ofereça aos jacarés, brinque no pedalinho ou cavalgue, tudo dentro da propriedade.

Sem dúvida, atividades bem diferentes do que estamos acostumados a fazer em nosso dia-a-dia. Os chalés são amplos, confortáveis, limpíssimos, aquecidos por lareira, e com chuveiro bem potente (aquecimento a gás).

Os quartos são confortáveis, com lareira incluindo lenha e acendedor, com água quente e fria na pia do banheiro, TV com os canais básicos e frigobar. É o lugar ideal, se a intenção é se desligar do mundo wifi, pois devido à localização, não existe sinal de nenhuma operadora de telefonia móvel e internet somente na área do restaurante. Assim você relaxa aproveitando a excelente comida, a hospitalidade ímpar e o visual da cachoeira, do campo, do mirante, da fazenda.

Restaurante Raízes Cunha

O lugar é lindo, escondido entre as montanhas, com comida maravilhosa, inspirada na gastronomia italiana. Com todo esse aconchego no meio da mata, venha com tempo, pois a proposta aqui é o slow food, com técnicas e segredos italianos, preparados à partir de produtos de Cunha e região. O menu muda a cada semana, de acordo com a oferta dos ingredientes locais.

Os chefs preparam verdadeiras iguarias, graças à sua experiencia de mais de 10 anos na Itália.

Restaurante Quebra Cangalha

Esse restaurante tem decoração rústica e charmosa. Conta com um pier bonito, ideal para almoçar com a bela vista da cidade e das serras. O salão é grande, no jantar, deve ser o ambiente mais charmoso e romântico do restaurante. Sofisticado, sem perder o jeito caseiro.

De entrada, dentre as opções, servem a famosa Cangalhinha, uma porção que mescla mandioca frita, linguiça e pururuca.

A especialidade da casa é o leitão a pururuca. Outra inovação local é a caipirinha de lavanda. Vale a experiencia. Eles contam com uma boa carta de vinhos.

É um dos poucos restaurantes em Cunha, que fica aberto durante a semana. Por conta da oscilação do sinal, não aceitam cartão de crédito. 

Restaurante Observatori


Um restaurante no melhor estilo slow food, por isso, vá com tempo. Prepare o espírito para uma experiencia gastronômica, vale a pena.O romantismo aqui começa à partir do cardápio, onde os pratos levam nomes de poetas.

O cardápio torna-se um guia bibliográfico, pois descrevem um breve histórico de cada poeta.

As verduras utilizadas na produção dos pratos são orgânicas e produzidas localmente, só usam sal marinho não refinado, óleo de girassol, manteiga e azeite nas frituras. Sem conservantes ou aditivos químicos.

Assim mantem a integridade dos alimentos, sem prejudicar o sabor.


Gostou das dicas? Tem algum outro lugar incrível em Cunha, compartilhe conosco. Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Confira outras dicas turísticas em Cunha, descubra outras possibilidades de passeio:

Cunha não é só Pinhão
Cunha, a terra do fusquinha
Cunha e suas belezas naturais e culturais


Serviços

Hotel Fazenda São Francisco

Com cachoeira e piscina particular, o Hotel Fazenda São Francisco encanta os hóspedes. Localizado na cidade de Cunha, em São Paulo, o local oferece diversas atividades ao ar livre, como passeio a cavalo e esportes em geral.


Estalagem Shambala

A Estalagem Shambala está localizada na cidade de Cunha, interior de São Paulo. Inaugurada em 2001 a casa foi inspirada na filosofia oriental, seguindo os conceitos da arte feng shui.


Cervejaria Wolkenburg

A cervejaria Wolkenburg fica localizada na magnífica zona de Cunha-SP, onde podemos encontrar esta que é uma micro cervejaria brasileira, onde a arte de produção e a qualidade das cervejas são fatores sempre presentes.


Restaurante Observatori

Uma mistura de arte e gastronomia. Um restaurante no melhor estilo slow food, vá com tempo e paciência, a experiencia vale a pena.Os pratos são elaborados com ingredientes orgânicos, o cardápio é repleto de pratos com nomes de poetas e escritores.


Restaurante Quebra Cangalha

Estilo contemporâneo, tem decoração rústica e charmosa. Conta com um pier bonito, bom para almoçar com uma bela vista da cidade e das serras. O salão é grande, no jantar, deve ser o ambiente mais charmoso e romântico do restaurante.

  • Rua Manoel Prudente de Tolêdo, 540 - Centro - Cunha - SP
  • (12) 3111-2391
  • contato@restaurantequebracangalha.com.br
  • www.restaurantequebracangalha.com.br/
  • Seg. à Qua. do 12h às 17h

    Qui a Dom do 12h às 22h

Raízes Bistro Cunha

Comida maravilhosa, inspirada na gastronomia italiana. Com todo esse aconchego no meio da mata, venha com tempo, pois a proposta aqui é o slow food, com técnicas e segredos italianos, preparados à partir de produtos de Cunha e região.


Pousada dos Anjos Cunha

A Pousada dos Anjos Cunha, fica no frescor das montanhas, banhada pelas nascentes do Rio Paraibuna, a Pousada ocupa 15 alqueires com lago, córrego, florestas, trilhas, pastagens, estradas internas, água mineral nas torneiras, energia solar, e muito mais.

  • Rodovia SP 171, Km 58, s/n - Aparição - Cunha - SP
  • (12) 3111-5099
  • contato@pousadadosanjos.com.br
  • www.pousadadosanjos.com.br/
  • 24 horas

Pousada Quinta da Serra

Imagine uma pousada cheia de flores, frutas e amor, assim é a Pousada Quinta da Serra. A pousada inteira é decorada com a principal arte da cidade, a cerâmica, há rede e mesa na varanda dos quartos para se contemplar a natureza.


O Lavandário

Oferece as mudas para você levar para casa e manter a beleza de suas flores por perto. São vasos com plantas ornamentais, resistentes e muito aromáticas. Além da cafeteria há uma loja que comercializa os produtos feitos lá, com óleo de lavanda, e outros.

  • Rodovia SP-171, Km 54,7, S/n Cunha - SP
  • (12) 3111-6034
  • olavandario@lavandario.com.br
  • www.lavandario.com.br/
  • Sexta a Domingo e Feriados, das 10h00 até o pôr do sol.

Contemplário

Visite as lindas plantações de lavandas e tirem lindas fotos. A visitação é gratuita e no local tem uma lojinha com os produtos a base de lavanda e artesanatos, uma loja de mudas de orquídeas, plantas e um Café.

  • Km 61.5 - “Rodovia Vice Prefeito Salvador Pacetti” Taboão - Cunha - SP
  • (12) 98107-7614
  • contemplario.com.br/
  • quinta a segunda - 10 às 18hs