Goiânia: a cidade mais arborizada do país

Goiânia - GO | Comentários

Goiânia é o ponto de chegada de turistas vindos de todas as partes do Brasil. Alguns em busca das águas termais de Caldas Novas outros pela fé que move milhares de devotos à Trindade. Fato é que a cidade de Goiânia em si possui muitas atrações turísticas. 

O que mais chama a atenção dos turistas que visitam Goiânia é a geografia plana da cidade. É considerada uma das cidades mais arborizadas do país, ao lado da paranaense Curitiba e da paraibana João Pessoa, consequentemente é a capital com maior número de praças. É também a cidade (fora da Europa) com o maior número de Acácias no mundo.

Seu lado cultural e histórico é riquíssimo, pois tem um dos acervos art déco mais significativos do mundo e 21 bens tombados pelo IPHAN como patrimônio histórico nacional, destacam-se: o Teatro Goiânia, a Estação Ferroviária, o coreto da Praça Cívica, a mureta e o trampolim do Lago das Rosas, o Grande Hotel, o Museu Pedro Ludovico Teixeira e o Palácio das Esmeraldas.

Bosque dos Buritis é o mais antigo patrimônio paisagístico da cidade. Onde fica o maior jato d’água da América do Sul, que atinge 50m de altura (muito além dos 15m do Ibirapuera).

A lazer ou a negócios, Goiânia possui uma ampla rede hoteleira capaz de atender o mais exigente hóspede. São várias as categorias de hotéis, pousadas e outras acomodações.

Defina qual será o objetivo de sua viagem e escolha o hotel que se encaixa em seu orçamento e expectativa. A seguir destacamos alguns hotéis recomendados por nossos leitores.

Vivence Suítes Hotel

Localizado próximo às feiras da Lua e do Sol, o Vivence Suítes Hotel oferece apartamentos grandes com cozinha estilo americana, banheiro com kit completo de amenities e roupas de cama de boa qualidade. O café da manhã é muito bom, com mais de 80 ítens, com omelete e tapioca, e se der sorte, até pamonha. Seus elevadores panorâmicos permitem uma bela visão da região.

Para ampliar as opções de lazer, experimente gratuitamente o Clube Jaó(convênio deles), o melhor clube da cidade, ou aproveite ainda do convênio com o Bolshoi Pub, onde você estará isento do ingresso.

Feira do Sol & Feira da Lua & Feira Hippie

Feira da Lua é considerada a segunda maior feira de Goiânia, tem por volta de 20 anos e acontece aos sábados das 17 às 22 horas, na Praça Tamandaré. Abriga atualmente cerca de 1.250 feirantes, distribuídos entre barracas de roupas, calçados, acessórios, artesanato e comida típica, há até doces peruanos. Como trata-se de uma feira a céu aberto, nos dias chuvosos não é recomendado, mas mesmo com o tempo ruim, é difícil manter uma mulher longe de lá. 

Já aos domingos, à partir das 16 horas, em frente ao Vivence Suites Hotel, acontece a Feira do Sol (desde 1990), ideal para um passeio de final de tarde despretencioso. Virou ponto de encontro da sociedade goiana e recebeu esse nome em função da praça onde localiza-se. Lá se comercializa roupas, calçados, acessórios, bijuterias, artesanato, quitutes típicos goianos, tudo a um preço muito atraente. É mais tranquila e tem seus produtos divididos em setores. Foi criada para aproximar o produtor ao consumidor final.

Aproveite e conheça a maior feira ao ar livre da América Latina, a Feira Hippie, que acontece todos os domingos das 7 às 14 horas, na Praça do Trabalhador e que reúne mais de 6 mil barraquinhas, incrível não? Aqui você encontrará todo tipo de artesanato, roupas, calçados e alimentação. Por isso, atrai compradores até mesmo de outros estados, que, pelo baixo preço das peças, acabam comprando para revender em suas cidades.

Castro´s Park Hotel

Considerado o primeiro e único hotel 5 estrelas de Goiânia, atende seus hóspedes com muita competência desde 1986. Sua estrutura exuberante logo tornou-se palco de grandes eventos. Sua ótima localização (próximo à feira da Lua) facilita o acesso à várias partes da cidade.

Sua suntuosa estrutura oferece business center, sala de ginásticas, lojas, spa urbano Mandarin, sala de jogos, confeitaria Delicatesse, agencia de viagem e a Movida, para a locação de carros.

Para se ter idéia como eles levam a sério a satisfação do cliente, há 12 categorias de apartamentos, apesar da idade do hotel, oferece itens de modernidade como TV smart, excelente Wi-Fi, canais TV a cabo e amenities L´occitane. A cama é king-size, com bons lençóis, chinelos e roupões. No final da tarde de cada dia, deixam no quarto frutas com chocolates, um mimo à parte.

A feijoada do sábado com suas batidinhas é muito famosa na cidade. O café da manhã é excelente, com muitas opções, incluindo uma ilha fit com produtos orgânicos, sem gluten ou lactose.

Goiania Hotel Rio Vermelho

Localizado no centro de Goiânia, junto aos principais pontos turísticos, vias, parques, aeroporto, construções Art Déco, centros comerciais, polos gastronômicos e museus, além do fácil acesso a todas as outras regiões da cidade.

As acomodações são modernas e confortáveis, são 5 categorias de acomodação. A área de lazer oferece jacuzzi e churrasqueira no terraço.

Dentro do hotel fica o Restaurante Casa da Ponte, onde se pode saborear os pratos típicos goianos, estando ou não hospedado no hotel.


Horto Florestal x Zoológico x Memorial do Serrado

Já que a cidade é repleta de árvores, os parques são exuberantes e indicados para uma caminhada ou picnic. O mais antigo parque da cidade é o Lago das Rosas, construído ainda na década de 40. Assim como os outros parques, tem pista de cooper, estação de ginástica e um parquinho para crianças. Dentro da área do parque está também o Zoológico de Goiânia, o grande diferencial em relação aos demais parques.

Curiosidades da região

Aparecida de Goiânia

Parte da região metropolitana de Goiânia, Aparecida de Goiânia é a cidade que possui maior concentração de motéis no país, (segundo dados da Associação Brasileira de motéis). A cidade tem mais de 50 estabelecimentos cadastrados.

Nas águas quentes da Lagoa de Piratininga, em Aparecida de Goiânia, é possível cozinhar um ovo em 3 minutos.

Caldas Novas

A região das águas quentes de Goiás inclui as cidades de Caldas Novas, Jataí e Lagoa Santa. As águas que brotam do solo em elevadas temperaturas alimentam as duchas, os poços, as piscinas de hotéis e os parques aquáticos locais. Muita gente vem a Goiânia e parte para essas cidades em busca de descanso, diversão, e principalmente pelas águas termais.

Trindade

Considerada a capital da fé de Goiás, Trindade recebe romeiros de todas as partes do mundo e oferece roteiro turístico religioso que contempla a beleza natural e a força da devoção. Além da famosa Basílica, há vários outros pontos turísticos a serem visitados. Que tal começar dividindo com outros devotos, a Rodovia dos Romeiros, seguir para a entrada da cidade e se deparar com o Portal da Fé. Confira também a grutas de Nossa Senhora de Lourdes, a Via Sacra, a Igreja do Santíssimo Redentor, a Carmelo, a igreja Matriz, a Vila São Cottolengo e o Museu da Memória de Trindade.

No Horto Florestal encontramos muitos animais como macacos, cotias e pássaros que podem ser vistos andando livre pelo parque, numa de suas entradas você poderá apreciar pequenas construções em art decor. O lago das rosas é a sua principal atração, que nos remete a um estado de tranquilidade e relaxamento. Se tiver com tempo e disposição, pare para brincar nos pedalinhos.

Memorial do Serrado fica dentro do Zoológico, tem um rico acervo, os guias são atenciosos, o lugar é lindo e tem uma ótima estrutura para receber pessoas com deficiência. Dedicado ao estudo e a exposição de fósseis e material histórico. Possui cinco setores: Museu de História Natural (mais antigos fósseis da América Latina), Vila Cenográfica (réplica de uma cidade colonial), Fazenda Baraúnas (réplica de fazenda colonial), Quilombo e Aldeia Timbira. Para quem não conhece a fauna e a flora de Goiás no Memorial do Cerrado, terá uma aula de geografia, história e biologia.

Parque Zoológico reúne vários animais silvestres, foi fundado na década de 40/50. O Zoológico fica dentro de um dos parques mais nobres de Goiânia (o Parque Lago das Brisas) que possui pedalinho para as crianças, coco gelado e pipoca. Ao lado, no Lago das Rosas, preste atenção na Mureta e no Trampolim, lindos para os amantes de arquitetura.

É diversão garantida para as crianças, mas também pode render bons passeios para os adultos. 

Gastronomia e os frutos do serrado

Usado antigamente como ingrediente na produção de sabão, o pequi é a fruta-símbolo do estado de Goiás. Apreciado na culinária local, ele é utilizado no preparo de compotas, sobremesas e pratos salgados. O prato mais famoso é o arroz com pequi.

A culinária goiana é extremamente diversificada, recebendo influência de diversas regiões. Entre os seus pratos principais estão o arroz com suã, o peixe na telha, o arroz com pequi e a pamonha.

Gostou das dicas? Gostaria de compartilhar conosco alguma outra particularidade de Goiânia? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Conheça um pouco mais sobre outros destinos turísticos de Goiás, nos links a seguir:

Caldas Novas: a maior estância hidrotermal do mundo


Serviços

Castro's Park Hotel

O Castro's Park Hotel é considerado o primeiro e único hotel 5 estrelas de Goiânia, atende seus hóspedes com muita competência desde 1986. Sua estrutura exuberante logo tornou-se palco de grandes eventos. Sua suntuosa estrutura oferece business center.

  • Avenida República do Líbano, 1520 - St. Oeste - Goiânia - GO
  • (62) 3096-2000
  • comunicacao@castrospark.com.br
  • castrospark.com.br/pt/pt/home/
  • 24 horas

Hotel Rio Vermelho

O Hotel Rio Vermelho está localizado no centro de Goiânia, junto aos principais pontos turísticos, vias, parques, aeroporto, construções Art Déco, centros comerciais, polos gastronômicos e museus, além de fácil acesso a todas as outras regiões da cidade.


Vivence Suítes Hotel

Localizado próximo às feiras da Lua e do Sol, o Vivence Suítes Hotel oferece apartamentos grandes com cozinha estilo americana, banheiro com kit completo de amenities e roupas de cama de boa qualidade.