Gramado, um pedaço da Europa no Brasil

Gramado - RS | Comentários

Gramado é reconhecida como a Europa no Brasil, graças ao seu clima e temperatura, ao charme das ruas floridas, aos detalhes da arquitetura, o aconchego da hotelaria e a fartura das refeições. Localizada na Serra Gaúcha, recebe anualmente, mais de seis milhões de turistas. O povo é muito acolhedor, devido à influencia de seus colonizadores, portugueses, italianos e alemães

Muito procurada por casais apaixonados, que buscam o aconchego da serra. Pois aproveitam o clima ameno para curtir uma lareira regada a um bom vinho, vislumbrando paisagens magníficas que lembram paisagens européias.

A cidade reserva algumas curiosidades, o que lhe confere ainda mais atributos.

Sabia que a cidade, 99,9% dos motoristas param na faixa de pedestre e não possui semáforo. O índice de assalto também é pequeno, graças ao amplo monitoramento por câmeras.

São tantas as atrações turísticas em Gramado, que se pode ficar uma semana inteira com intensa programação e ainda sobrará algum lugar para conferir no próximo retorno à cidade.

Seja a dois, em família ou sozinho, a cidade acolhe muito bem a todos. Até pelo fato de ser considerada a cidade mais turística do Brasil, tudo aqui é preparado para surpreender o turista.

Dentre as atrações turísticas destacamos, o Mini Mundo, o Lago Negro, Snowland, o Le Jardin Parque de Lavanda, dentre inúmeros outros lugares mágicos de Gramado.

São inúmeros, os parques, lagos e cachoeiras, indicado para quem gosta de curtir a atração ao ar livre, e encher os pulmões com o ar puro das montanhas. Há passeios pelos vinhedos, de Maria Fumaça, conhecendo a cultura italiana e alemã.

Igreja Matriz São Pedro

Visite a Igreja Matriz São Pedro no centro da cidade! É linda! Uma das curiosidades sobre Gramado é que a igreja só foi terminada em 1943 e a torre possui 65 metros! Atrás da igreja tem uma fonte com cadeados para você mostrar o seu amor eterno e ao lado tem vários lojinhas e cafés para visitar e fazer compras.

Lá você pode comprar um cadeado, personalizar com o nome do casal e prender junto à fonte selando assim o amor eterno do casal apaixonado. Vejam só quanto casais apaixonados passaram por lá.

Mini Mundo

Indo a Gramado não deixe de conhecer as belas maquetes de pontos turísticos e grandes construções de todo o mundo, tudo aqui é pensado em todos os detalhes. Tudo construído em escala 1/24.

Logo na entrada você recebe uma revista que explica detalhes ou curiosidades de alguns fatos que são retratados nas miniaturas.

Quer você seja adulto ou criança vai ficar encantado com esse parque. Os detalhes das construções de castelos, cidades, ruas, museus... O parque é relativamente pequeno, pois dá para ver tudo em menos de 2 horas, ideal visita-lo em dias sem chuva. Tem um café muito bonito e uma loja de souveniers. Aceitam apenas cartão débito e dinheiro.

Snowland

Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. São mais de 16mil m² de diversão e muita neve o ano todo! São mais de 18 atrações, aqui todos viram criança. O espaço é dividido em tres setores, Vilarejo /alpino, Mirante Bela Vista e Montanha de Neve.

No Vilarejo Alpino, você encontra um ambiente inspirado nos vales suíços com diversão para toda família! Patinação no Gelo, Simulador 7D e uma mini galeria com opções gastronômicas e lojas. 

No Mirante Bela Vista, você pode desfrutar de bebidas especiais, atendimento personalizado, música e o conforto que você e sua família merecem. Com uma vista privilegiada da Montanha de Neve, você pode assistir o pessoal se divertindo no Esqui e Snowboard. No Espaço Família você também encontra fraldário e ambiente para amamentação, equipado com microondas e chaleira elétrica, para proporcionar à sua família maior conforto durante sua estadia no parque.

O momento mais esperado chegou! Apaixone-se pela primeira e única Montanha de Neve do Brasil. Diversão e alegria garantidos em temperaturas entre -5°C e -3 °C. O Snowland espera por você para viver a magia da neve!

Entrada na área de neve a partir de 2 anos mediante apresentação de documento. 

Hotel Saint Andrews

O Hotel Saint Andrews é considerado o hotel mais luxuoso do Brasil, pois aqui você se sentirá definitivamente na Europa, e melhor, sem sair do país. Graças à sua localização, o clima é muito característico, as temperaturas são amenas, criando um cenário que lembra os vales suíços. A exclusividade de apenas 11 suítes, fazem você sentir-se como um rei.

Para sua estadia ser completa você contará com um mordomo à sua disposição. Ah, outro detalhe importante, é que é só para adultos.
No lazer, desfrute da piscina aquecida e coberta, faça relaxantes passeios de bicicleta, descubra as trilhas à pé, relaxe na sauna ou no spa, ou simplesmente aprecie a vista das montanhas do solário ou da biblioteca, saboreando um bom chá.

O serviço de limpeza é diário, além disso, oferecem check-in e check-out expressos e privativos, lavanderia e serviço de passagem de roupas, o café da manhã é servido no quarto, que pode ser antialérgico ou para não fumantes.

A gastronomia no restaurante Primrose é um quesito levado a sério, pois tudo é preparado com exclusividade, de acordo, com a preferencia do hospede, um luxo não é mesmo?

Contam inclusive com cardápios para dietas especiais. Pare se imaginar o nível de exclusividade, o salão do restaurante conta apenas cinco mesas, cada um com seu próprio lustre. Cada detalhe do restaurante contribui para que o ambiente tenha um clima intimista e requintado. A sofisticada gastronomia autoral utiliza ingredientes fresquíssimos e preferencialmente orgânicos.

Estalagem St. Hubertus

Considerado um dos mais românticos hotéis de Gramado, esse hotel é simplesmente incrível, pois logo que você chega ao hotel, enquanto você faz o check-in é recebido com um brinde de boas vindas, quando chega em sua acomodação é agraciado com frutas da estação. Tudo aqui tem o perfume exclusivo e aconchegante da Estalagem St. Hubertus.

Relaxe com as terapias corporais e massagens preparadas pela competente equipe de terapeutas ou tome um chá da tarde apreciando a linda vista do Lago Negro.

Tudo aqui remete ao romance, os quartos têm vista para os bosque, o deck panorâmico é ideal para um chá relaxante a dois, bem como a sala de estar, leitura, bilhar, biblioteca e jogos. Você pode ainda nadar na piscina aquecida e coberta ou desintoxicar-se na sauna a vapor.

Os mimos aqui não são poupados, pois todas as noites no apartamento, enquanto o hóspede sai para jantar, a cama é arrumada e é deixada uma cortesia de chá com bombons ou biscoitos, para relaxar. Se você levar seus equipamentos, a voltagem é 220v.

O café da manhã é servido das 7.30hs às 11.30hs, é elaborado de acordo com a estação do ano. Delicie-se entre pães caseiros, cucas, bolos, tortas, frutas, iogurtes, cereais, frios, ovos quentes, panquecas e quiches, acompanhados por café, leite, sucos, chocolate quente e chá. Aqui você toma café no quarto, se preferir, sem custo adicional.

Das 17hs às 19hs, é servido um delicioso chá da tarde, com tortas diversas, mini sanduiches, bolinhos, quiches, simplesmente, uma delícia.

Os quartos são lindos e espaçosos, com decoração que combina com o estilo romântico de Gramado, o enxoval é de extremo bom gosto e qualidade. Os amenities são da L´occitane.

No check-out você recebe água para a viagem e palha italiana, para já ficar com vontade de voltar.

Villa Bella Hotel Conceito

O Villa Bella Hotel Conceito é hoje referência nacional de bem estar e sofisticação. Em localização única em meio à Mata Atlântica e com vista para o Vale do Quilombo, o hotel é um magnífico e encantador cartão postal da Serra Gaúcha a apenas 1.500 metros do centro de Gramado. O lugar é ideal para quem busca qualidade de vida, conforto e aconchego, com a deslumbrante vista deste mágico cenário.

Em meio a um ambiente tranquilo e de muito conforto, o Villa Bella Hotel Conceito oferece uma completa estrutura de lazer, para o descanso físico e mental. Com piscinas aquecidas e de hidromassagem com deck panorâmico, que nos passa a incrível sensação de estarmos em meio à mata nativa da região, academia de ginástica, saunas, sala de jogos, além de salas especiais para recreação jovem e infantil com acompanhamento de monitores.

O atendimento é de primeira, os funcionários muito atenciosos, não se cansam de fazer-nos sentir bem cuidados. A comida do restaurante é ótima e com preço justo, os quartos são amplos e limpos diariamente, o espaço kids e a piscina aquecida, garante a diversão das crianças. Para sua comodidade, há um micro onibus que leva os hóspedes ao centro. Café da manhã é delicioso e farto.

Taberna MF Resto Beer

Opções gastronômicas não faltam em Gramado, da tradicional e farta fondue, famosos cafés coloniais e a exuberante culinária típica do sul do Brasil, regada a muita carne e seus tradicionais e deliciosos acompanhamentos. A seguir apresentaremos algumas opções que se destacam do trivial. É quase uma viagem gastronômica pelos continentes.

O Taberna Resto Beer é o paraíso na terra dos apreciadores de cerveja artesanal, pois aqui você encontrará mais de 75 opções de chope. Aqui você não encontrará chopes de 500ml ou 1 litro nesse local. Somente opções de 350, 300, 210 e 110ml. Claro que os menores são para as opções mais raras e difíceis de fazer e consequentemente mais caras.

Para você não ficar perdido em meio a tantas opções, há um sommelier que lhe indicará a melhor opção para seu estilo e paladar. A garçonete explica praticamente todas as cervejas, quais as mais indicadas para cada pessoa, paladar. Tudo de forma muito técnica, mas muito compreensível.

Como não podia ser diferente, o Taberna possui boa decoração (ambiente à meia luz), músicas de ótimo gosto e os saborosos acompanhamentos, fazem desse lugar imperdível em Gramado.

La Caceria

O La Caceria é especializado em caças e cortes de carnes nobres, é um dos mais renomados restaurantes do Brasil e integra o seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. 

Uma fantástica adega de vinhos complementa o ambiente elegante e acolhedor com serviço premiado.

As carnes de caça, hoje criadas em cativeiro, são de gosto marcante. Cada espécie em seu sabor característico, algumas mais suaves, outras mais selvagens.

Josephina Café e Restaurante

O Josephina Café e Restaurante é o lugar ideal para um jantar charmoso, sem estourar o orçamento, a comida é deliciosa, especializado em risotos.

O cardápio é bem variado, pois contempla sopas, risotos, peixes, todos muito bons, e atendimento cordial e simpático.

O prato mais recomendado é o filet ao molho de framboesa e risoto de gorgonzola, simplesmente dos deuses.

O atendimento e o ambiente são nota 10. Comida boa, quase confort food, bem feita, preços bons se comparados com o resto da cidade.

Café Colonial Bela Vista

A inspiração do Café Colonial Bela Vista vem da cozinha de sua primeira doceira, Lira Caliari, lá dos anos 1970. A mesma tradição e carinho no preparo das receitas são vistos até hoje na mesa farta deste que é primeiro café colonial do Brasil. São mais de 80 itens entre doces, salgados e bebidas quentes e frias.

A entrada do Café Colonial é composta de pães, geleias coloniais e frios variados. Prepare-se para saborear salame, queijo colonial e lanche, morcela branca e preta, presunto, picles e mortadela de frango. Tem também bolo de chocolate, cenoura, amendoim, limão, rocambole, cuca, wafle, laranja, ricota e apfelstrudel.

Café Família Ramm

Ao contratar o passeio "O Quatrilho", você conhece uma plantação de uva no interior de Gramado, a história da família que dá nome ao tour e, por fim, o Café Colonial Familia Ramm. A comida típica da região é muito saborosa e farta. Lembra comida caseira de avó

No Café Colonial Ramm é tocada música ao vivo, com um sanfoneiro que intercala músicas gaúchas e italianas, deixando o ambiente bem agradável. A comida é uma delícia e praticamente tudo é produzido ali mesmo, na propriedade. 

É um lugar aconchegante, rústico, simples e encantador. O Sr. Ingo e a Sra. Isolsa Ramm são uns amores, de uma gentileza e atendimento excepcional.Além de toda a comida ainda tem a prosa com os donos, muito simpáticos e calorosos.

 Se a idéia é fugir do trivial e dos produtos industrializados, é o lugar ideal. Fica fora da cidade, na zona rural, mas é de acesso fácil e com placas indicativas.

Basicamente pães, cucas, bolos, geleias, apfel strudel de verdade e uma básica tábua de frios, mas tudo com muita qualidade e feito com carinho. 


Gostou das dicas, tem alguma outra para compartilhar conosco? Se quiser nos enviar um foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.



Serviços

Hotel Saint Andrews

O Hotel Saint Andrews é o hotel mais luxuoso do Brasil. Graças à sua sofisticação, requinte, excelência no atendimento e exclusividade são as nossas principais características. Os quartos tem nomes de pedras preciosas.


Hotel St. Hubertus

A Estalagem St. Hubertus é sinônimo de requinte entre os hotéis de Gramado. A melhor opção de hospedagem em Gramado é emoldurada por uma das paisagens mais lindas e visitada, o Lago Negro.Com 30 apartamentos, o hotel em estilo enxaimel.

  • Rua Carrieri, 974 Gramado - RS
  • (54)99686-7934
  • sthubertus@sthubertus.com

Villa Bella Hotel Conceito

O Villa Bella Hotel Conceito é hoje referência nacional de bem estar e sofisticação.Em localização única em meio a mata atlântica e com vista para o Vale do Quilombo, o hotel é um magnífico e encantador cartão postal da Serra Gaúcha a apenas 1.500 metros.


Taberna MF Resto Beer

O Taberna Resto Beer é o paraíso na terra dos apreciadores de cerveja artesanal, pois aqui você encontrará mais de 75 opções de chope. Para você não ficar perdido em meio a tantas opções, há um sommelier que lhe indicará a melhor opção para seu estilo.

  • Rua Senador Salgado Filho, 170 - Centro - Gramado - RS
  • 54 3286-2554

La Caceria

O La Caceria é especializado em caças e cortes de carnes nobres, é um dos mais renomados restaurantes do Brasil e integra o seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

  • Av. Borges de Medeiros, 3166 - Centro - Gramado - RS
  • (54) 3295-7575
  • www.lacaceria.com.br
  • 19.30 às 23.30hs

Josephina Café e Restaurante

O Josephina Café e Restaurante é o lugar ideal para um jantar charmoso, sem estourar o orçamento, a comida é deliciosa, especializado em risotos.


Café Colonial Bela Vista

Qualidade, sabor e tradição estão à mesa do primeiro Café Colonial de Gramado, o Bela Vista. São mais de 80 itens servidos aos clientes, que tem a chance de provar as mais deliciosas receitas originais da primeira doceira do Bela Vista.

  • Av. Don Luiz Guanella, 1668 - Vila Suiça - Gramado - RS
  • (54) 3282-0566
  • 11.30hs às 22.00hs

Café Familia Ramm

É um lugar aconchegante, rústico, simples e encantador. O Sr. Ingo e a Sra. Isolsa Ramm são uns amores, de uma gentileza e atendimento excepcional.Além de toda a comida ainda tem a prosa com os donos, muito simpáticos e calorosos.

  • R. Campestre do Tigre, s/n Gramado - RS
  • 54 9121 1983
  • caferammgramado@gmail.com
  • caferamm.com.br/
  • Ter, Qua, Sáb às 11:30-13:30

Igreja Matriz São Pedro

Igreja Matriz São Pedro é belíssima e tem em sua frente os doze apóstolos de Cristo em tamanho natural e um lago com vários peixes coloridos.

  • R. Monsenhor Scalabrini Gramado - RS
  • (51) 3751-1127

Snowland

Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. São mais de 16 mil m² de diversão e muita neve o ano todo! São mais de 18 atrações. O espaço é dividido em três setores, Vilarejo /alpino, Mirante Bela Vista e Montanha de Neve.

  • RS-235, 9009 - Carazal - Gramado - RS
  • (54) 3295-6000
  • contato@snowland.com.br
  • www.snowland.com.br
  • Quinta à terça - das 10hs às 17hs.

Mini Mundo

Indo a Gramado não deixe de conhecer as belas maquetes de pontos turísticos e grandes construções de todo o mundo, tudo aqui é pensado em todos os detalhes. Tudo construído em escala 1/24.

  • R. Horácio Cardoso, 291 - Planalto - Gramado - RS
  • (54) 3286-4055
  • www.minimundo.com.br
  • Diariamente das 9:15hs às 17hs