Ilha das Couves: natureza e praias paradisíacas

ubatuba - SP | 1 Comentários

Um paraíso escondido em meio as mais de 100 praias de Ubatuba, a Ilha das Couves é uma das grandes atrações da cidade. Para chegar lá, é preciso fazer o trajeto de 267 km pelas rodovias BR-116 e BR-383 até chegar ao município de Ubatuba, mais precisamente na Praia de Picinguaba, a mais próxima pra acessar a ilha.

Em Picinguaba, pescadores e lanchas são responsáveis pelo translado até a ilha. O caminho de barco leva aproximadamente 20 minutos e custa R$ 20 por pessoa. Ao acertar o pagamento com os pescadores, você também agenda o horário da volta, a dica é sair pela manhã e pedir para que ele volta no final da tarde para buscá-lo, assim você aproveita todas as maravilhas da Ilha das Couves.

Quando o barco aportar na ilha você verá uma área de 64,5 hectares de Mata Atlântica intacta em um local quase inexplorado pelo homem. A ilha oferece duas praias paradisíacas, de areia branca e águas claras, ambas praticamente desertas e frequentadas por poucos banhistas e mergulhadores, que se aproveitam dos costões rochosos que a ilha oferece.  Um aviso importante é que a ilha não possui locais para alimentação nem água potável, portanto, leve seus alimentos e muito líquido.

Atrações da Ilha

Além das duas belas e intimistas praias, a Ilha das Couves oferece algumas atrações para quem está em busca de aventura. A trilha até o topo da ilha é de nível médio e pode ser feita em uma manhã. O caminho é repleto de mata atlântica, além das formações rochosas que compõe a ilha e a vista do topo vale a caminhada.

Não existem guias na ilha para realizar a trilha, por isso é recomendável fazer o trajeto com uma pessoa que já está familiarizada com o local e suas dificuldades.

As águas claras e quentes da Ilha das Couves também oferecem ótimas condições para nadar, fazer passeios de barco e nos últimos anos se tornou um paraíso para os praticantes do mergulho.

A ilha possui vários pontos ótimos para a prática do esporte, como a paredinha das miriquites, o parcelzinho, costão de fora, recreio das borboletas e a face oeste do ilhote das couves. Todos eles apresentam uma excelente uma profundidade de até 15 metros e uma ótima visibilidade, que permite apreciar as belezas da vida marítima da ilha, como corais, cérebros, esponjas, bundiões, salemas, borboletas, frades, arraias e garoupas. Na face sul da ilha, você também irá se deparar com peixes de passagem como robalos, caranhas, anchovas e cavalas.

A baixa profundidade aliada a ótima visibilidade fazem da ilha um local perfeito para quem quer aprender a mergulhar. A operadora de mergulho Omnimare oferece pacotes de mergulho na Ilha das Couves.

O custo varia dependendo da época do ano e inclui o transporte de lancha, dois mergulhos, equipamentos, cilindros, lastros e lanches. A operadora oferece também guias altamente qualificados que irão acompanhar você em todo o trajeto e mergulho. Caso você queira algo mais desafiador, você poderá fazer o passeio e o mergulho no período noturno.

Onde ficar na Ilha das Couves

Por se tratar de uma praia deserta, a Ilha das Couves não possui campings nem pousadas. Não é proibido acampar na ilha, mas a prática não é recomendada, afinal, a ilha não possui nenhum lugar para alimentação e não oferece água potável.

Por isso, a dica é ficar nas praias de Picinguaba. Se você quer acampar, a dica é o Camping do Caracol, na Praia da Fazenda, em Picinguaba, que fica no km 11 da BR-101. A praia fica dentro do Núcleo Ambiental Picinguaba, em uma área de preservação. Tem espaço para 60 quadras de barracas, oferece chuveiros com aquecimento a gás e não possui energia elétrica. O camping também possui uma cozinha coletiva e três alojamentos em tendas que atendem grupos de pesquisadores que chegam para estudar a região. 

Outra ótima opção é a Pousada Betânia, que fica na praia de Ubatumirim, no km15 da BR-101. A pousada é simples e oferece quartos com camas de casal e solteiro em uma região de área preservada. Também podem ser alugados chalés com dois quartos, banheiro e cozinha com geladeira e fogão. Os preços variam de acordo com o tempo de estadia e período do ano, por isso, devem ser negociados diretamente com os proprietários.

A Ilha das Couves e a Praia de Picinguaba em Ubatuba são alguns dos poucos lugares do litoral paulista que ainda não sofreram com a ação do homem, Visitar esses lugares é um presente, afinal, as belezas da natureza não tem sobrevivido muito tempo para contar a história.

Camping do Caracol

e você quer acampar, a dica é o Camping do Caracol, na Praia da Fazenda, em Picinguaba, que fica no km 11 da BR-101. A praia fica dentro do Núcleo Ambiental Picinguaba, em uma área de preservação. Tem espaço para 60 quadras de barracas, oferece chuveiros com aquecimento a gás e não possui energia elétrica.

O camping também possui uma cozinha coletiva e três alojamentos em tendas que atendem grupos de pesquisadores que chegam para estudar a região. 

Nucleo Ambiental Picinguaba

Criado em 1979, a partir da incorporação da Fazenda Picinguaba ao Parque Estadual, área do Município de Ubatuba.

Desta forma, restingas, manguezais, praias e costões rochosos passaram a fazer parte do cenário protegido do Parque Estadual Serra do Mar (Decreto Estadual 13.313 de 06/03/1979).

Atualmente, este Núcleo contempla uma área de 47.500 ha, abrangendo 80% do território total do município.

Localizado na Região Hidrográfica da Vertente Litorânea, conta com paisagens que vão desde a costa marinha até as escarpas da Serra do Mar, protegendo cinco belíssimas praias, na região norte de Ubatuba: Brava da Almada, Fazenda, Picinguaba, Cambury e Brava do Cambury.

Pousada Betania

Outra ótima opção é a Pousada Betânia, que fica na praia de Ubatumirim, no km15 da BR-101. A pousada é simples e oferece quartos com camas de casal e solteiro em uma região de área preservada.

Também podem ser alugados chalés com dois quartos, banheiro e cozinha com geladeira e fogão. Os preços variam de acordo com o tempo de estadia e período do ano, por isso, devem ser negociados diretamente com os proprietários.


Gostou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Conheça outras atrações em Ubatuba, acesse os links:

 

Turismo Sustentável e suas atividades em Ubatuba
Trilha das 7 praias de Ubatuba
Ubatuba: lugar para observar pássaros


Serviços

Camping do Caracol

O Camping do Caracol está localizado na Praia da Fazenda em Ubatuba, São Paulo. Dentro dos limites do Núcleo Picinguaba – Parque Estadual da Serra do Mar.


Núcleo Ambiental Picinguaba

O Núcleo Ambiental Picinguaba está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba, São Paulo. O destaque do Núcleo Picinguaba é o trecho que atinge o nível do mar, que estreita a relação entre a Serra e o Mar.


Pousada Betânia

A Pousada Betânia é o lugar ideal para quem gosta de aproveitar as belezas das praias de Ubatuba e depois descansar em um lugar tranquilo e agradável.


Comentários

1 Comentário(s) Deixe um comentário

- 30 June 2015 -

Ubatuba tem praias para todos os gostos | Desabafos de uma namorada normal. Anormal são vocês!

[…] que curte explorar a cidade que visita, fazer um tour pelas praias de Ubatuba é uma boa pedida. A Ilha das Couves oferece muita natureza e praias […]