Indaiatuba: um pouco da Suíça no Brasil

Indaiatuba - SP | 0 Comentários

Indaiatuba fica a apenas 105 km da capital, guarda o jeito simples de cidade pequena com as facilidades da cidade grande. Devido à sua localização - próxima à região metropolitana de Campinas, e a 50 minutos da Capital - e à qualidade das estradas, é um importante polo turístico de lazer e negócios. Para se ter idéia, seu parque industrial é composto por mais de 600 empresas.

Por conta disso a cidade mistura o desenvolvimento às tradições e à história. Um evento que atrai muitos turista à região, é a Festa da Tradição, promovida por uma comunidade legitimamente suíça, que reúne o que há de melhor de sua cultura, gastronomia e danças folclóricas.

A cidade teve em sua história a influência de diferentes etnias -  portuguesas, africanas, índias, suíças, alemães, italianas e árabes são algumas delas. Por isso, desde 1959, a Festa das Nações, outra importante festa que acontece na cidade,  promove a integração dessas colônias e marcam a abertura cultural de Indaiatuba.

Colônia Helvetia

Colônia Helvetia foi fundada em 14 de julho de 1888 por quatro famílias originárias do cantão de Obwalden, na Suíça central. Essas quatro famílias - Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf - consideradas as pioneiras, trabalhavam em fazendas de café, pouparam e compraram terras e o sítio original, algo em torno de 463 alqueires.

Um dos mais tradicionais eventos da Colônia Helvetia, fundada há 128 anos por imigrantes suíços, é a Festa da Tradição. Além das atrações culturais, a Festa da Tradição se destaca por sua gastronomia, com pratos típicos preparados pelos voluntários da Colônia. Entre as opções estão o Eisbein (joelho de porco), Kassler (bisteca suína), Schüblig (salsichão com salada de batata), Cervela e Bratwurst (salsichões), Bauerbratwurst ou Kalbsbratwurst mit Rösti (salsichões camponês e vitela com batata grelhada), Käsekuchen (torta de queijo), Apfelkuchen (torta de maça), Café com Leite e Bolos, entre outras delícias como os doces Stalden e pratos Berna. As festividades, sempre ocorrem na data mais próxima de 1° de agosto.

 

A colônia mantém muito da tradição suíça no local. Ela é pequena mas muito bonita e conservada. Um lugar florido, arborizado e tranquilo. 

Festa da Tradição é um acontecimento esperado e festejado em toda a região de Campinas, no interior de São Paulo, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes.

Em 1988, quando do centenário da fundação, havia mais de 8 mil descendentes das famílias de Helvetia, espalhados em 101 localidades. As propriedades hoje são chácaras onde residem 324 descendentes.

Mas não pense você, que só em época de festa se vai a Indaiatuba. Se você quiser entrar em contato com a natureza e voltar pra casa com frutas e legumes frescos, conheça o Sítio São José, especializado em turismo rural, além de comprar tudo que se produz no local, há passeio a cavalo e um verdadeiro ambiente de fazenda, com porcos, coelhos, vacas, galinhas, e até pavão.

 

Sitio São José

O Sitio São José trabalha com o turismo rural e agricultura familiar, são os descendentes suíços que trabalham na propriedade fundada pela Família Abacherly.

Visite as criações, plantações, lagoa, a mata, o almoço e as várias atrações para a sua família passar o dia em contato com a natureza, como o passeio à cavalo, pônei, pela trilha e a pescaria(tem que levar vara e isca). Não se paga para entrar na propriedade, somente os passeios ou o consumo são pagos.

No Armazém pode-se comprar aquelas delícias feitas ali mesmo, como a pamonha, curau ou bolo de milho, leite e seus derivados(queijos), café moído lá mesmo de todo jeito, doces caseiros, sorvetes artesanais, e outras coisinhas deliciosas encontradas em lanchonetes.

Dependendo a época do ano, há o colha & pague, com as uvas, morangos, goiaba ou jabuticaba.

Se ainda restou tempo e energia, que tal conhecer o Parque Ecológico de Indaiatuba

Parque Ecológico de Indaiatuba

Parque Ecológico de Indaiatuba é o mais importante parque urbano do município e foi planejado originalmente pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, um lugar ideal para relaxar, observar um lindo pôr-do-sol e praticar esportes.

Além da Concha Acústica, você encontrará equipamentos de ginástica ao ar livre, quadras de futebol e vôlei, playgrounds, ciclovia, campo de Treinamento de Rugby, velódromo Municipal / Centro de Formação de Atletas de Alto Rendimento (Ciclismo), pista de Cooper, pista de Aeromodelismo, pista de Automodelismo, pista de Skate Profissional, pista de Bicicross Oficial, raia de Remo Olímpico, parque Temático Infantil - Possui brinquedos de fibra imitando animais em tamanho gigante, quadra de tênis, quiosques de lanche e pedalinhos no lago defronte ao Parque e praça de Eventos (Praça do Lago).

Um lugar ideal para passar o dia em família, aproveitando os dias ensolarados.


Gostou das dicas? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Se tiver uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Se quiser conhecer outros roteiros próximos a Indaiatuba, confira os links a seguir:

 

Americana: confira o maior templo católico neoclássico do Brasil
Nova Odessa: o jardim botânico mais bonito do Brasil
Campinas: Jump Mania, o parque de trampolins


Serviços

Sítio São José

Trabalham com o Turismo Rural desde 2003, a partir de um Curso oferecido pelo SEBRAE “Capacitação Rural”, o curso abriu o Sitio ao público e visitantes, onde podem visitar o sítio a vontade, como conhecer as plantações, lagoa, mata, criações e muito mais.

  • Estrada do Fogueteiro, s/n - Zona Rural - Indaiatuba - SP
  • (19) 3885-5355
  • turismoruralssj@yahoo.com.br
  • www.saojosesitio.com/

Colônia Helvetia

A Colônia Helvetia foi fundada em 14 de julho de 1888 por quatro famílias originárias do cantão de Obwalden, na Suíça central. As famílias Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf, reuniram-se e compraram as terras que formam esse reduto suíço no Brasil.

  • Alameda Antônio Ambiel, 895 - Helvetia - Indaiatuba - SP
  • (19) 3885-0219
  • info@helvetia.org.br
  • www.helvetia.org.br/

Parque Ecológico de Indaiatuba

O Parque Ecológico de Indaiatuba é o mais importante parque urbano do município e foi planejado originalmente pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, um lugar ideal para relaxar, observar um lindo pôr-do-sol.

  • Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé Chácara Areal - Indaiatuba - SP