Inverno paulistano: sopas que aquecem e alimentam o corpo

São Paulo - SP | 0 Comentários

O inverno paulistano costuma ter dias ensolarados e secos, com temperaturas que não ultrapassam a faixa dos 15º C. Já não somos mais a "terra da garoa", mas o inverno de 2016 promete ser bem rigoroso, por isso preparamos uma lista com oito restaurantes na capital, que oferecem iguarias em forma de sopas, caldos e cremes, deliciosos e capazes de aquecer o corpo e consequentemente dar aquele conforto aconchegante, que a gente merece no inverno.

Padaria Galeria dos Pães

Esta incrível padaria funciona 24 horas, oferece um dos buffet de sopas mais completos da cidade. São 6 tipos de sopas deliciosas e variadas, com diversos acompanhamentos, como, pães diversos, bolos secos e gelados, quiches, frios, roscas, tortas salgadas e doces, chá, café, leite, sucos, pates, sanduíches de metro, saladas de frutas e até frutas da estação.

O buffet de sopas da Galeria dos Pães funciona das 18hs às 05hs. Tudo muito gostoso, mas dependendo do horário escolhido, pode-se pegar uma fila, mas o fluxo é rápido, e logo você estará acomodado e saboreando as deliciosas sopas. À partir das 18hs e até as 22hs, tem MPB ao vivo.

É praticamente impossível sair da Galeria dos Pães com fome, depois de saborear do buffet de sopas.

Sopa do Ceagesp

O festival de sopas do Ceagesp já faz parte do calendário de eventos da cidade, e acontece entre maio e agosto. Lá pode-se experimentar e consumir, à vontade, seis tipos de sopas diariamente, incluindo as famosas sopa de cebola e sopa de cebola gratinada. O cardápio varia todas as semanas, e há uma grande variedade de pães e outros complementos que acompanham as sopas. Uma delícia.

Para se ter idéia, são vendidos cerca de 600 litros de sopa diariamente. O local comporta 400 pessoas sentadas, tem ar condicionado e área de espera. Em dias mais frios, eles recebem quase mil pessoas.

Há também à disposição dos frequentadores uma mesa de antepastos (cobrados à parte), além de extensa carta de vinhos de várias nacionalidades, refrigerantes, sucos e opções de sobremesas, entre as quais o famoso merengue de morango e o popular cafezinho.

O festival acontece de quarta à domingo, sempre à partir das 18hs, e fecha à meia-noite. Às sextas e sábados, fica aberto até à 1h da manhã. Confira no site, mais informações a respeito do festival de sopas.

A entrada e o estacionamento exclusivo acontecem pelo Portão 4, na altura do número 1.946 da av. Dr. Gastão Vidigal. O estacionamento tem preço fixo, válido para todo o período em que o frequentador estiver no festival.

Restaurante Don Curro

Para quem quer variar a sopa, fugir das tradicionais sopas encontradas em várias padarias da cidade, essa do restaurante Don Curro é fantástica, afinal não é uma mera sopa, é a sopa de pescados repleta de frutos do mar - lagostim, vieiras, peixes, marisco, é uma sopa com sabor denso e rico. A porção serve duas pessoas. Quem a prova, aprova. Afinal, a menos que você seja alérgico a frutos do mar, essa sopa aquece e relaxa, por gerações.

Terraço Italia

No Terraço Itália, o Festival de Sopas e Caldos acontece na estação mais fria do ano, somente às segundas e quarta-feiras, a partir das 19h, no Piano Bar do local. São sopas - de feijão, creme de aspargos, sopa de cebola, minestrone, pappa al pomodoro (feita com tomate e pão italiano), uma delícia, e que acompanham buffet de queijos, frios e pães.

Quem conhece o local, sabe que o visual lá de cima é incrível. Vale passar por lá e aquecer-se com essas sopas, admirando a cidade por outro ângulo.

Bar Brahma

Se você estiver passando pelo centro, o Bar Brahma sempre é convidativo, seu chope gelado geralmente nos seduz, mas no inverno, com as baixas temperaturas, o buffet de sopas acaba roubando a cena.

Durante o inverno, o animado point da noite paulista, oferece um delicioso Festival de Sopas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 23h30, quando os clientes poderão provar receitas como a sopa vegana (abóbora com legumes-opção vegetariana), caldo verde (batata, couve, bacon, brócolis e calabresa) e sopa ossobuco (caldinho de feijão, macarrão e ossobuco), dentre outros incríveis sabores.

De quebra pode curtir um dos shows que a casa oferece diariamente. Confira a programação.

Restaurante Konstanz

A sopa com o típico tempero alemão, isso mesmo, esse tradicional restaurante alemão, serve as famosas sopas no pão num salão amplo e com manobrista na porta.

Apesar de ser reconhecido pela comida alemã e seu fondue, o restaurante Konstanz serve deliciosas sopas no pão italiano. As variações são creme de palmito, cebola, minestrone, goulasch, creme de mandioquinha com carne seca ou frango. Vamos torcer para o frio chegar logo.

Padaria Caprichosa

Essa dica é para quem está na zona leste da cidade, pois a Padaria Caprichosa fica próxima ao Parque do Carmo. Aqui o buffet de sopas oferece sabores variados que mudam a cada dia, há sopa de legumes, caldo verde, creme suíço e mandioquinha com frango, dentre outros sabores, o buffet oferece ainda saladas, frios, pizzas (salgadas,doces) e sobremesas. 

 

Espaço Kazu

Além das tradicionais sopas, as sopas japonesas são bem apreciadas no inverno. O Udon é um tradicional prato da culinária japonesa muito apreciado no inverno. A massa (fio grosso) vem mergulhada num caldo quente de shoyu, peixe e saque.

restaurante Meu Udon (que fica dentro do Espaço Kazu), oferece várias opções de guarnições para a massa fresca preparada na sua frente, sem dúvida uma experiencia diferente, no coração da Liberdade.


Gostou das dicas? Você conhece algum outro local onde há sopas maravilhosas? Compartilhe conosco. Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Quer conhecer outros lugares para comer bem em São Paulo, acesse os links a seguir:

 

Restaurantes exóticos e imperdíveis no Centro de São Paulo
Queijo, carne ou chocolate: 10 melhores fondues de São Paulo


Serviços

Terraço Itália

O Terraço Itália foi inaugurado em 1965, período pós-guerra, e é considerado um dos maiores prédios da cidade de São Paulo. Sendo um marco da arquitetura brasileira, o prédio conta com 165 metros de comprimento, 46 pavimentos, galerias, e muito mais.

  • Avenida Ipiranga, 344 - República - São Paulo - SP
  • (11) 2189-2929
  • www.terracoitalia.com.br/
  • Segunda a quinta: 12h - 15h e também 19h - 00h
    Sexta: 12h - 15h e também 19h - 01h
    Sábado: 12h - 16h e também 19h - 01h
    Domingo: 12h - 16h e também 19h - 23h

Bar Brahma

Ponto de encontro de intelectuais, músicos e políticos nas décadas de 50 e 60, o Bar Brahma já foi palco de discussões fervorosas. Restaurado em 2001 pelos empresários Álvaro Aoas e Luis Marcelo, a casa recebe apresentações de grandes nomes da música.

  • Avenida São João, 677 - Centro - São Paulo - SP
  • (11) 3224-1250
  • www.barbrahmacentro.com/
  • Segunda a sábado: 11h30 - 03h
    Domingo: 11h30 - 00h

Galeria dos Pães

A Galeria dos Pães está localizada no bairro Jardim América, em São Paulo. A casa serve um dos melhores café da região, com um buffet completo diariamente.


Konstanz

Existente há mais de vinte anos, a Chopperia e Restaurante Konstanz localizada no bairro de Moema, na cidade de São Paulo, é um ótimo lugar para sair do cardápio de rotina e beber boas cervejas.

  • Avenida Aratãs, 713 - Moema - São Paulo - SP
  • (11) 5543-4813
  • www.konstanz.com.br/
  • Segunda a Sábado: 12h à 01h
    Domingo: 12h - 18h

Ceagesp

Localizado na zona oeste da capital paulista, o Ceagesp é o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo e 1o da América Latina, com toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores comercializados diariamente por seus portões.

  • Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina - São Paulo - SP
  • (11) 3643-3700
  • www.ceagesp.gov.br
  • 24 horas

Meu Udon Restaurante

É um empreendimento novo do Espaço Kazu, na Liberdade. Lá, o modelo é semelhante aos restaurantes japoneses de estilo “self-service”, em que o cliente escolhe o tipo de udon (tem opções quentes ? ou frias ?), que servirá de base principal para o prato.

  • Rua Thomaz Gonzaga, 84 - Liberdade - São Paulo - SP
  • (11) 3203-1588
  • contato@meuudon.com.br
  • meuudon.com.br/
  • Ter à Sáb. Almço das 11:30 à 15:30

    Jantar das 18:00 à 22:30

    Domingos e Feriados: Almoço das 11:30 às 15:30

    Jantar das 18:00 à 21:00

Restaurante Don Curro

É um tradicional ponto de encontro dos amantes da comida típica espanhola. Especializada em deliciosas paellas e pratos à base de frutos do mar. São lagostas, camarões, mexilhões, vieiras e mariscos. A sopa de pescados é delicioso.


Padaria Caprichosa

A Padaria Caprichosa é considerada por muitos a padaria queridinha da zona leste, com uma incrível variedade de produtos. Enchem os olhos e a boca d´agua. São tantas as gostosuras, que saem de fornos e da cozinha dessa padaria.

  • Avenida Maria Luiza Americano, 2472 - Cidade Líder - São Paulo - SP
  • (11) 2741-8930
  • www.padariacaprichosa.com.br
  • diariamente das 6 às 23:30hs