Belo Horizonte e Inhotim, os tesouros culturais das Minas Gerais

Belo Horizonte - MG | Comentários

Belo Horizonte é uma cidade que mistura modernidade com ares de interior, entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, a capital de Minas Gerais conta com um valioso patrimônio arquitetônico que mistura construções clássicas e as linhas curvilíneas de Oscar Niemeyer.

A gastronomia não fica de fora. Tem opções pra todos os gostos: de restaurantes italianos e franceses com pratos refinados até os botecos que servem boas cachaças acompanhadas de petiscos bem mineirinhos.

O Circuito da Praça da Liberdade é um dos mais importantes corredores culturais do país. Ele tem 14 instituições, entre museus, centros de cultura e formação.

Caso queira visitar as exposições, tire pelo menos um dia para ver tudo com calma. Entre os museus e centros culturais, visite o Memorial Minas Gerais Vale, com o seu acervo sobre a história mineira contada de uma forma moderna e interativa. O Museu das Minas e do Metal, outro museu lindo e científico sobre os minérios.

Ambiente super tranquilo, ideal para um passeio em família, uma caminhada/corrida ou simplesmente apreciar a bela vista.

Faça uma caminhada na Praça da Liberdade. Seus jardins foram inspirados no francês Palácio de Versalhes, um verdadeiro convite aos passeios matinais. Ao seu redor estão construções do século 19, como o Palácio da Liberdade, um dos cartões postais da cidade, dividem a cena com o design moderno do Edifício Niemeyer.

Aproveitando que está aqui, percorra os principais museus do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. O projeto do governo do estado prevê doze atrações, oito já estão em funcionamento. 

Na hora de matar a fome, vá conferir um dos botecos do Mercado Central. No segundo andar fica o badalado Casa Cheia. Lá, não deixe de provar as almôndegas exóticas, com carne de sol, recheadas com queijo e acompanhadas de creme de abóbora com manjericão.

Após forrar o estômago faça valer o passeio: ande pelas 450 barracas e vivencie as cores, os aromas e os sabores do mercadão. Procure por delícias típicas mineiras como o queijo minas, o doce de leite e aquela cachacinha.

Para um ambiente mais descontraído botecos como Café Palhares e Chef Túlio estão sempre agitados à noite.

Se ainda tiver pique, a Obra Bar Dançante, na Savassi, tem shows às quartas e quintas e Dj’s às sextas e sábados.

Para fechar a noite no estilo sertanejo vá ao Alambique, na Avenida Raja Gabaglia, e aproveite para experimentar a Cachaça Germana, de fabricação própria. Se preferir shows de rock faça a balada no Jack Rock Bar, na Avenida do Contorno.

Não deixe de visitar o Instituto Inhotim, em Brumadinho, a 63 quilômetros da capital. Possui centenas de obras de arte contemporânea expostas entre palmeiras, eucaliptos e lagos. Também é possível fazer um bate e volta à histórica cidade de Ouro Preto.

Trem Turístico Cultural de Rio Acima, batizado como Trem das Cachoeiras, realiza passeios nos finais de semana.

O Mineiro é conhecido por não perder o Trem, e este é um passeio realmente imperdível, conhecer Rio Acima, que é uma cidade próxima a Belo Horizonte e famosa pela beleza de suas cachoeiras.

O percurso de 7 km e feito em 55 minutos, entre Rio Acima e Honório Bicalho, oferece excelente passeio em carros de passageiros (vagões) equipados com TV, ar condicionado e paisagens ricas em fatos e marcos da Estrada Real.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Ao visitar o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, não deixe de conferir a atração "Mina de Morro Velho". Trata-se de um verdadeiro resgate do passeio de Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina à Mina de Morro Velho, em Nova Lima, feito em um elevador virtual que desce até 2.450 metros de profundidade na companhia dos ilustres monarcas.

Memorial Minas Gerais Vale

O Museu das Minas e do Metal, reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado.

Uma das atrações imperdíveis do Memorial Minas Gerais – Vale, é a sala “História de Belo Horizonte”, que narra a construção da cidade e algumas de suas lendas urbanas. A sala “Panteão da Política Mineira” também é outro destaque, retratando a Inconfidência Mineira através dos seus personagens principais, revividos em quadros interativos.

Instituto Inhotim

Inhotim está localizada a uma hora e dez minutos de Belo Horizonte (60km),  é considerada uma das maiores maravilhas do Brasil, pois impressiona pelo tamanho, infra-estrutura , pelo belíssimo paisagismo (difícil de se encontrar em outra parte do mundo), onde a natureza e as obras de arte se misturam num espaço de 200 hectares. Inhotim é um museu de arte contemporânea céu aberto e um jardim botânico, que impressiona pela riqueza de flora e fauna no local. Mas devido a seu tamanho, reserve de dois a três dias para o passeio

Se você quiser poupar um pouco os pés, contrate o serviço de carrinho de golf, com pontos por todo o local, pois o lugar é enorme e você vai andar muito. 

As instalações de arte são impressionantes, com artistas nacionais e internacionais. O ideal é ir acompanhado por um guia, pois além de indicar o melhor caminho para visitar as galerias e obras, explica com maestria o significado delas.

Evite ir às quartas feiras, pois, apesar de ser de graça as filas são imensas, pois a quantidade  de visitantes é bem grande, e nas instalações não é permitida grande quantidade de pessoas. Se comprar o ingresso pela internet, você se poupa de pegar as filas na bilheteria.

Há restaurantes e cafés espalhados por Inhotim, mas na alta temporada as filas que se formam neles é imensa, por isso considere levar um lanchinho, assim não se perde tempo nas filas.
Se puder, prefira ir no outono ou inverno, pois no verão, o Sol é bem forte. Programe-se para chegar cedo lá (abre às 9.30hs) e ser o ultimo a sair.

Inhotim é um lugar mágico de paz e natureza. O restaurante Tamboril é delicioso e merece ser escolhido nos dias de visita ao jardim. A comida é deliciosa e os garçons são muito atenciosos.

Há três circuitos em Inhotim: amarelo, laranja e roxo. O amarelo e o laranja, apesar de algumas subidas, pode ser feito a pé. O roxo é interessante comprar o pacote de transporte, que é feito por carros elétricos, pois há muitas subidas que cansam bastante.

A curadoria busca obras que causem impacto no leigo, pois pelo menos um de seus sentidos vai entender por que aquilo foi posto lá para se contemplar.

Clarion Hotel Lourdes

O Clarion Hotel Lourdes é um ótimo hotel, oferece uma excelente estrutura. Destaca-se pela localização, próximo ao Mercado Central, Diamond Mall, Savassi e restaurantes da região.

O hotel é novinho, o atendimento é muito atencioso e gentil, os quartos são ótimos. Tudo muito organizado e com um café da manhã delicioso, com muitas opções deliciosas de pães, com direito aos legítimos café e pão de queijo mineiros.

O quarto é amplo, bem limpo e silencioso, a cama é bem grande e confortável. O banheiro tem uma ducha excelente! A TV apresenta uma variedade de canais superior do que a maioria dos hotéis.

Royal Savassi Boutique Hotel

O Royal Savassi Boutique Hotel tem um quarto muito bom, com uma cama king, com roupas de cama e banho impecáveis, com menu de travesseiros e itens de banho da Trousseau, bem como uma excelente TV por assinatura.

Os quartos sem carpetes são melhores principalmente aos que têm restrições como alergias respiratórias. O café da manhã é bom e variado, com uma gama variada de opções.

O bairro Savassi é agradável para caminhar, com muitas opções de restaurantes e lojas, e o hotel fica a menos de 10 min a pé da Praça da Liberdade.

Ouro Minas Palace Hotel

O Hotel Ouro Minas Palace Hotel é bastante confortável. Pois os quartos são espaçosos, o banheiro é grande e com banheira, chuveiro forte, cama confortável, menu de travesseiros e serviço de quarto excelente. O café da manhã é fabuloso. Fica um pouco longe das atrações do centro, mas nada demais. Fica entre os melhores bairros de BH (centro), e o aeroporto. Há um shopping em frente.

As suas 5 estrelas são extremamente válidas e correspondem às expectativas de qualquer hóspede. O atendimento é excelente, com colaboradores muito cordeais.

Sem duvida, o melhor hotel de BH. O único 5 estrelas! Boa academia, piscina interna excepcional, café da manhã farto, de qualidade superior, inclusive com oferta para celíacos e intolerantes a lactose. Dentro do hotel está um dos restaurantes mais bem avaliados da cidade: Quinto do Ouro.

Cervejaria Wäls

A Cervejaria Wals é aberta somente aos sábados, há um restaurante dentro da fábrica da Wals, que oferece petiscos deliciosos, sendo uma das grandes atrações de Belo Horizonte a quem aprecia cerveja. Em seu cardápio encontramos várias opções de chopes a R$ 10,00 e alguns pratos alemães muito bons também.

Faça uma visita guiada dentro da fábrica, onde o especialista conta a história da cervejaria e fala sobre a produção. Há uma loja com venda de produtos a preços muito abaixo dos encontrados em supermercados. O local fecha as 17hs, mas a loja fecha as 16:30hs, não deixe para comprar os produtos na hora de ir embora, pois você poderá ficar na mão.

Não deixe de degustar o joelho de porco com fritas acompanhado com a Cerveja Stout. Há uma degustação de chopp muito interessante, basta comprar a "prova" com 5 copos de cervejas à sua escolha, depois nos conte qual foi a melhor.

A visita à fábrica acontece às 15 horas. Para consumir é necessário comprar ficha, que não é reembolsada caso não utilize. Apesar de ser auto serviço, o  atendimento no balcão é excelente, conte com muitas opções de cerveja para degustar.

La Marcelleria Lourdes

La Macelleria Lourdes oferece na opinião de muitos a melhor carne de Belo Horizonte, com excelente atendimento, boa carta de cervejas e localização privilegiada, conquista a todos que a conhecem, pois saem sempre com o compromisso de retorno.

Macelleria em italiano significa açougueiro. O restaurante funciona também como boutique de carnes nobres instalada na badalada região de Lourdes num ambiente despretensioso e agradável.

O cardápio de bebidas tem boa variedade de cervejas e vinhos, com um excelente custo-benefício. Apesar de serem especialistas em carnes, o hambúrguer é simplesmente divino, preparados com carne da melhor qualidade e ótimos acompanhamentos.
Além de poder comprar as carnes embaladas para levar para casa, não deixe de degustar o inesquecível Kobe Beef de Wagyu.

A proposta da Macelleria é trabalhar com carnes da mais alta qualidade, bem servidas e com acompanhamentos fartos, tudo empratado com simplicidade. Aqui o lema é comer bem e com qualidade, com carnes certificadas e rastreadas Angus.

Indian Gourmet

Pra quem deseja experimentar as delícias da Índia em Belo Horizonte, não tem escolha melhor! Além do ambiente charmoso e da comida sensacional, o atendimento é diferenciado e o preço justíssimo! É um excelente restaurante indiano localizado no charmoso bairro de Lourdes.

A comida é bem agradável, o atendimento é feito pelo próprio dono (que é nepalês) que é muito atencioso e explica com prazer sobre os pratos. O valor da comida é adequado diante da qualidade e da localização. Não deixe de experimentar o delicioso frango ao curry e a cerveja super gelada.

Di Molto Gelateria

Agora vem conhecer a melhor sorveteria de Belo Hotizonte, a Di Molto Gelateria. Aqui os sorvetes são muito gostosos e tem sempre um sabor novo para experimentar. O sorvete é maravilhoso, difícil é escolher qual levar. Trata-se de uma sorveteria italiana de padrão altíssimo, pois usam ingredientes importados e nacionais, dependendo do sabor. O bom é que você pode provar quantos quiser! O preço do sorvete não é barato, mas vale cada centavo. Tem opções sem açúcar, ajudando a consciência ficar menos pesada.

Aos fins de semana sempre tem fila na porta, mas não se assustem, o atendimento não é demorado. Ambiente lindo, acolhedor, decoração com destaque para o branco.

Todos os sorvetes são 100% artesanais e os sabores surpreendem do inicio ao fim. 


Gostou das dicas? Gostaria de compartilhar alguma outra conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.



Serviços

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal foi implantado no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação e abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas.

  • Praça da Liberdade, s/n Belo Horizonte - MG
  • 31 3516-7200
  • www.mmgerdau.org.br/
  • Terça a domingo das 12h às 18h

    Quinta-feira das 12h às 22h Toda última terça-feira do mês, das 12h às 17h

Memorial Minas Gerais Vale

O Museu das Minas e do Metal, reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado.

  • Praça da Liberdade, s/n Belo Horizonte - MG
  • (31) 3343-7317
  • www.memorialvale.com.br/
  • Terças, quartas, sextas-feiras e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até 18h Quintas: das 10h às 21h30, com permanência até 22h Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até 16h

Instituto Inhotim

Inhotim está localizada a uma hora e dez minutos de Belo Horizonte (60km), é considerada uma das maiores maravilhas do Brasil, pois impressiona pelo tamanho, infra-estrutura e pelo belíssimo paisagismo (difícil de se encontrar em outra parte do mundo).

  • avenida inhotim Brumadinho - MG
  • (31) 3571-9700
  • www.inhotim.org.br/
  • Seg à Sex das 08h30 às 16h30 Sab, Dom e Feriado das 09h30 às 13h e 14h às 17h

Cervejaria Wäls

A Cervejaria Wals é aberta somente aos sábados, há um restaurante dentro da fábrica da Wals, que oferece petiscos deliciosos, sendo uma das grandes atrações de Belo Horizonte a quem aprecia cerveja.

  • Rua Padre Leopoldo Mertens, 1460 - São Francisco - Belo Horizonte - MG
  • (31) 3443-2811
  • www.wals.com.br/
  • Sábados de 11h às 17h

La Marcelleria Lourdes

La Macelleria Lourdes oferece na opinião de muitos a melhor carne de Belo Horizonte, com excelente atendimento, boa carta de cervejas e localização privilegiada, conquista a todos que a conhecem, pois saem sempre com o compromisso de retorno.

  • Rua Francisco Deslandes, 1038 Belo Horizonte - MG
  • (31) 3223-6255
  • info@lamacelleria.com.br
  • lamacelleria.com.br/restaurante/
  • Terça a Sexta: 18:00 - 24:00

    Sábado: 12:00 - 24:00

    Domingo: 12:00 - 16:30 A reserva será mantida até 20 minutos no máximo.

Indian Gourmet

Pra quem deseja experimentar as delícias da Índia em Belo Horizonte, não tem escolha melhor! Além do ambiente charmoso e da comida sensacional, o atendimento é diferenciado e o preço justíssimo!

  • Rua Alvarenga Peixoto, 585 - Lourdes - Belo Horizonte - MG
  • (31) 2555-9005
  • ig@indiangourmet.com.br
  • indiangourmet.com.br/

Clarion Hotel Lourdes

O Clarion Hotel Lourdes é um ótimo hotel, oferece uma excelente estrutura. Destaca-se pela localização, próximo ao Mercado Central, Diamond Mall, Savassi e restaurantes da região.


Royal Savassi Boutique Hotel

O Royal Savassi Boutique Hotel tem um quarto muito bom, com cama king, com roupas de cama e banho impecáveis, com menu de travesseiros e itens de banho da Trousseau, bem como uma excelente TV por assinatura.


Ouro Minas Palace Hotel

O Hotel Ouro Minas Palace Hotel é bastante confortável. Pois os quartos são espaçosos, o banheiro é grande e com banheira, chuveiro forte, cama confortável, menu de travesseiros e serviço de quarto excelente.

  • Avenida Cristiano Machado, 4001 - Ipiranga - Belo Horizonte - MG
  • (31) 3429-4000
  • ourominas@ourominas.com.br
  • www.ourominas.com.br/
  • 24 horas

Di Molto Gelateria

Agora vem conhecer a melhor sorveteria de Belo Hotizonte, a Di Molto Gelateria. Aqui os sorvetes são muito gostosos e tem sempre um sabor novo para experimentar.

  • Alameda Oscar Niemeyer, 1033 loja 15 Belo Horizonte - MG
  • (31) 3643-4133
  • contato@dimolto.com.br
  • www.dimolto.com.br/
  • Dom. a quarta: de 11h30 às 22h

    Qui a sábado: de 11h30 às 23h