Trilha das 7 praias de Ubatuba

ubatuba - SP | 19 Comentários

Você já ouviu falar da trilha das 7 praias de Ubatuba? A primeira vez que me falaram dela tomei um susto. Como alguém em sã consciência faz uma trilha em 7 praias no mesmo dia? Mas é bem isso mesmo. Em um único dia você consegue visitar todas essas praias maravilhosas localizadas em Ubatuba.

A trilha é de nível médio e pode ser feita por criança e até mesmo idoso, mas desde que tenha disposição e gostar de estar em contato com a natureza, pois são 10km de caminhada e aproximadamente 5 horas de duração. Guarde 1 dia completo para realizar a caminhada e chegue bem cedinho, para aproveitar o que cada uma tem de melhor.

Ela começa pela praia da Lagoinha e finaliza na da Fortaleza, é possível fazer por conta própria por ser bem sinalizada, ou se preferir contratar uma agência de turismo.

Recomendo algumas agências localizadas em São Paulo, a Gata’s Tur, que oferece transfer (saindo da estação Vila Mariana do metro) até a trilha e oferece guias especializados e credenciados pela Embratur (durante todo o ano), ou a Pisa Trekking,  que traz pacotes que contemplam o translado, lanche da trilha, guias especializados e seguro viagem(opcional), somente no verão, e as saídas são da estação Vergueiro do metro .

Se estiver por conta própria é interessante ir com dois carros, pois tem a opção de deixar um na Praia Fortaleza, onde termina o percurso, e seguir de carona até a praia da Lagoinha. Se não for o caso, existem embarcações para fazer a volta, em torno de R$100 ou negociar com algum nativo um valor fixo (que sai bem mais em conta).

A sugestão é levar uma mochila com água, lanches rápidos, protetor solar e, se tiver, máscara de snorkeling, pois algumas praias dão o privilégio da vida marinha. Vamos começar?

Praia da Lagoinha

Onde toda a trilha começa. A praia é uma das poucas que possui infraestrutura completa de comidas e bebidas durante o percurso, então se esqueceu de algo, aproveite para comprar aqui ou vai demorar a achar outro lugar. De água bem calma e limpa, ideal começar a caminhada apreciando a paisagem.

Praia do Oeste

Com uma faixa de areia bem extensa e fina, muita vegetação e pedras, posso resumir a segunda praia da nossa trilha, que é perfeita para tirar fotos e ainda aproveitar o sol do início do dia. 

Praia do Peres

Praia de pequeno porte e não foge muito do padrão da Praia do Oeste. Aqui você vai encontrar barcos de pescadores, um bar e algumas casas no entorno, formando o charme do local. A praia é indicada também para a prática de pesca, atraindo muitos turistas, principalmente pelo fácil acesso, já que ainda é a nossa terceira praia.

Praia do Bonete

Quanto mais se anda, mais se foge da agitação da cidade. A praia do Bonete é tão tranquila de movimento que até o mar preferiu ser calmo. Praia levemente tombada e onde você pode tirar a máscara de snorkeling da mochila, pois em alguns pontos se concentram peixes já acostumados com a presença de turistas. Também composta por uma comunidade de pescadores que servem pratos típicos da região (quem sabe o almoço não fica por aqui?).

Praia Deserta

O próprio nome já diz, não se vê muita gente por pela Praia Deserta. Se for acampar, é uma opção interessante. Se for continuar o destino, pare para apreciar um pouco a paisagem e o som da natureza.

Praia do Cedro

Esta praia é uma ótima opção para dar aquela pausa e fazer um mergulho. A fauna marinha é bastante rica e a melhor atração é a piscina de águas naturais. Os nativos comentam que o nome da praia foi batizado por causa da vegetação, coberta por árvores do Cedro. Praia com pouca infraestrutura por ser mais isolada, mas é possível alugar caiques e stand up paddle.

Praia da Fortaleza

É aqui, na Praia da Fortaleza, em Ubatuba, que termina a nossa trilha. Considero esta praia fantástica e uma das mais belas de toda a trilha. Um grande paraíso para ter aquela sensação de missão dada é missão cumprida. Mar calmo, águas misturando tons de azul, piscina natural e muitos peixes para sentir o relaxamento merecido.

É claro que você pode fazer o caminho inverso. Tem quem prefere, pois o mais difícil fica para o começo e depois vai moderando. Passou cinco horas e mais uma trilha concluída! Trekking é uma das atividades que mais gosto de fazer quando viajo. Só assim tenho a impressão que realmente conheci o lugar.


Gostou das dicas? Gostaria de compartilhar alguma dica conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instragram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco. Aloha!

Ah, e se você quer curtir uns dias no litoral, que tal estes outros artigos e dicas:

Hotéis pet friendly no Litoral
Boiçucanga tem pôr do sol inesquecível
Praia de Juqueí: o paraíso em São Sebastião
Maresias: a capital mundial para prática do surfe


Serviços

Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha está localizada em Ubatuba, em São Paulo. A praia é acessível para deficientes e idosos. Mas oferece pouca infraestrutura, pois não possui banheiros nem sistema de esgoto.

  • Ubatuba - SP
  • Segunda a domingo: 24h

Praia do Peres

A Praia do Peres está localizada em Ubatuba, litoral de São Paulo. O acesso para a praia é por meio de trilha, saindo da Praia da Lagoinha passando pela Praia do Oeste.

  • Avenida Copacabana Ubatuba - SP
  • Segunda a domingo: 24h

Praia do Bonete

A Praia do Bonete, localizada em Ubatuba, São Paulo é considerada uma praia de mar calmo e águas muito claras, areia branca e para quem gosta de relaxar, muita sombra.

  • Ubatuba - SP
  • Segunda a domingo: 24h

Praia do Cedro

A Praia do Cedro é tida como uma das praias menos frequentadas de Ubatuba, por este motivo é uma das mais calmas também. A praia é quase intocada, com águas cristalinas é muito indicada para quem gosta de mergulhar.

  • Ubatuba - SP
  • Segunda a domingo: 24h

Praia da Fortaleza

A Praia de Fortaleza está localizada na cidade de Ubatuba, em São Paulo.Com mar calmo e ideal para o mergulho, o local possui emoldurados de amendoeiras, bares ao estilo caiçara e casas de veraneio.

  • Praia da Fortaleza - Ubatuba - SP
  • Segunda a domingo: 24h

Praia do Oeste

A Praia do Oeste é ideal para a prática de esportes náuticos e mergulho. Localizada na cidade de Ubatuba, litoral de São Paulo, o lugar conta com uma grande faixa de areia, o que auxilia na prática de esportes como futebol e vôlei de praia.

  • Av. Copacabana Lagoinha - Ubatuba - SP
  • Segunda a domingo: 24h

Praia Deserta

A Praia Deserta está localizada em Ubatuba, em São Paulo. É uma das poucas parias tidas como desertas em São Paulo. Não é muito indicada para acampamentos, mas boa para o mergulho.

  • Praia Deserta - Ubatuba - SP
  • Segunda a domingo: 24h

Comentários

19 Comentário(s) Deixe um comentário

- 08 March 2015 -

André Diniz

Essa trilha e linda! Sou guia de turismo em Ubatuba e faço sempre esse trekking. Pena que as fotos que vcs postaram não correspondem as praias. Faltou uma assistência de alguém que realmente conhece. Tem fotos nesse post que nem são de Ubatuba ou região! :(

- 08 March 2015 -

fernando martins lucas

A foto da praia da Fortaleza está errada. Essa foto é da praia Brava da Fortaleza, vista do alto, em uma curva na estrada. Ela é a praia seguinte à praia da Fortaleza.

- 08 March 2015 -

Luiz Ricardo Barbosa

Lugar único, fantástico!!

- 09 March 2015 -

Flávia Barros

André, concordo com você... Fiz a trilha e registrei o passei no blog, não sou guia nem conheço tanto as trilhas. Realmente algumas fotos não correspondem ao percurso. http://flavinhabarros.blogspot.com.br/2014/03/praia-em-foco-trilha-das-sete-praias.html

- 09 March 2015 -

EMERSON

Fiz ontem esta trilha. Realmente as fotos não correspondem às praias.ATENÇÃO.

- 10 March 2015 -

MARCOS

E tudo muito lindo mesmo !!!!!!!

- 10 March 2015 -

Carolina Lemos

Realmente esta trilha é incrivel e apenas um aperitivo do potencial ecoturístico de Ubatuba. Precisam rever as fotos que não correspondem as praias citadas e nenhuma das duas agências fazem parte do receptivo local, uma delas nem guia de turismo local contrata. Em caso de dúvidas procurem o centro de informações turísticas ou as agências e guias de turismo locais devidamente cadastrados no (cadastur) Ministério do Turismo para obter informações verídicas e um serviço de qualidade.

- 10 March 2015 -

Anderson Barroso

Amigos do Viajante Brasileiro, moro na Praia da Fortaleza e essa foto que vocês colocaram é da Praia Brava da Fortaleza, um pouco depois ainda, mas com acesso pela estrada. Espero que vocês corrijam, pois a praia aqui é muito linda, vale a pena mostrar! Obrigado, Anderson

- 11 March 2015 -

Jamal Milek

Realmente algumas fotos não correspondem as praias descritas

- 11 March 2015 -

Editorial

Olá pessoal, obrigado pelas dicas, fizemos a revisão das nossas imagens e já realizamos correções!

- 12 March 2015 -

JOSE ROBERTO DE SIQUEIRA

NÃO TROCO A CIDADE DE UBATUBA POR CIDADE NENHUMA, NEM DE OUTROS PAISES....UBATUBA UM PARAISO..............................

- 12 March 2015 -

madalena

Ubatuba tudo de bommm

- 06 September 2015 -

ELISANGELA GONÇALVES SILVA

Olá André Diniz pode me dizer como posso ter acesso a essas praias só consigo chegar até a Rodoviaria de Ubatuba.

- 06 September 2015 -

ELISANGELA GONÇALVES SILVA

Olá Anderson Barroso pode me ajudar quero muito ir a ilhas da 7 prais mas só consigo chegar a Rodoviaria de Ubatuba.

- 12 November 2015 -

Carina Verpa

Olá, Achei bem interessante essa trilha. Não encontrei essa opção nos sites indicados. Tem alguma previsão se data para Dezembro ou Janeiro e valores? Obrigada.

- 07 January 2016 -

Satomi

Carina Bom dia, liga para o Vinicius da Equipe Santa Cruz Adventure, eles fazem essas trilhas com guia habilitado. Tel. 12 3849-5174. Ab. e depois nos conte como foi. Satomi

- 07 January 2016 -

Satomi

Oi Elisangela, tudo bem? Se quiser o Vinicius da Equipe Santa Cruz Adventure faz essas trilhas, tel. 12 3849-5174. Conversando com ele, certamente encontrarão um saída para te buscar na rodoviária de Ubatuba. Ab. Satomi

- 08 April 2016 -

rowa

A foto 2 não é Ubatuba e a foto 6 é uma das praias da Ilha das Couves.

- 20 June 2016 -

Satomi

Obrigada pela informação, vamos revisar as imagens. Ab.