Valinhos: cidade das frutas e berço de Adoniram Barbosa

Valinhos - SP | 0 Comentários

Valinhos é considerada a Capital Nacional do Figo Roxo, é também a maior produtora de goiaba de mesa do país. Além da produção das frutas, a cidade também é berço das artes, pois nasceu aqui o grande compositor, ator e cantor Adoniran Barbosa. 

Com céu azul, há Sol por pelo menos 300 dias no ano, por conta disso entendemos, por que as frutas desenvolvem-se tão bem nessa região. Suas vias de acesso são de excelente qualidade e a infra-estrutura turística completa – com hotéis de todos os níveis, desde pousadas campestre até os hotéis cinco estrelas, hotéis coloniais e a rica gastronomia, recebem bem o turista, deixando-o à vontade e com aquela vontade de sempre voltar.

O turismo rural na cidade explora o potencial turístico das mais de 400 chácaras produtoras de uma grande diversidade de frutas. O roteiro inclui o ‘Sítio Cocais Trilhas’, localizado a mais de 900 metros de altitude, e a Casinha do Figo com Chocolate, na Estrada do Jequitibá.

A propriedade se localiza em um sitio com plantação de figo roxo e oferece um delicioso ‘Figo com Chocolate’, além de muitas opções de doces, compotas e frutas. Conta também com um mirante com vista panorâmica da cidade.

Adoniram Barbosa, o filho ilustre

O que Trem das Onze, Saudosa Maloca e Samba do Arnesto tem em comum? O seu compositor Adoniram Barbosa - que retratava em suas obras, o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Além disso, fez uso do jeito de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como a Barra Funda e o Brás. Nasceu no ano de 1910, em 1932 veio à São Paulo, e em 1951 compõem seu primeiro sucesso, Saudosa Maloca.

Por essas e outras, esse compositor é tão reconhecido e reverenciado pelos paulistanos, suas músicas que retratam tão bem o cenário da capital, permanecem presentes mesmo depois de tantos anos.

No Centro de Arte, Cultura e Comércio da cidade, encontramos o ilustre cidadão valinhense eternizado em bronze, a estátua do boêmio Adoniran fica sentada na mesa de botequim, com uma cadeira vaga, esperando os fãs de sua obra.

Aqui na capital temos outro lugar que homenageia o ilustre artista, o centenário restaurante Rei do Filet, dizem que foi em uma de suas mesas, que Adoniram compôs o sucesso que transcende gerações, o Trem da Onze.

Macuco Lazer e Parque Aquático

O complexo de lazer Macuco está instalado em 400.000 metros de área, lá você encontrará 4 piscinas, 2 toboáguas, 3 lagos para pesca e espaço para a prática de esportes aquáticos como windsurf, caiaques e embarcações não motorizadas, campo de futebol, vôlei de areia, bar, restaurante, piscina de água natural e duchas naturais, bosques, churrasqueiras, chalés para alugar ou mensalistas e muito mais.

Criado em 1982, você poderá acampar com a família, em segurança. Há a possibilidade de se hospedar nos chalés, acampar ou apenas passar o dia(day-use). Atividades não faltam para ocupar o dia inteiro junto à natureza.

Sitio Kusakariba

Sítio Kusakariba está instalado numa área de 6,2 hectares, fundado em 1958, tem desde 1960 a goiaba como sua principal cultura, foi o pioneiro em seu cultivo na região. Atualmente no sítio, há inclusive a produção de seriguela.

Além de conhecer o processo de cultivo de cada fruta, o visitante tem a opção de provar o “Café na Roça”, com pães e doces produzidos no próprio sítio. Poderá também, levar para casa doces e licores produzidos artesanalmente. O "Café na Roça" é realizado somente com agendamento e para grupos de no mínimo 20 pessoas. Já as visitas são realizadas somente com agendamento e para grupos.

Casinha do Figo com Chocolate

Imagine um lugar onde você encontrará as delícias do interior com um toque de roça. Aqui, todos os produtos comercializados são artesanais e com certificação de qualidade.

Doces, compotas, pimentas caseiras, e a mais famosa coxinha da região, feita com massa de mandioca e frita na hora, uma delícia.

Venha e traga a sua família, desfrute de um ambiente super agradável, arborizado e uma vista panorâmica privilegiada. Ah, e não deixe de experimentar o morango do nordeste, você não irá se arrepender.

Adega Tio Mario

Localizada na Chácara da Boa Esperança, possui um clima bem familiar, aconchegante e rústico, o turista é recebido de braços abertos e pode degustar os vinhos produzidos artesanalmente pela Adega.

São 13 tipos diferentes, além de 30 tipos de licores e suco de uva. Pode-se ainda petiscar alguns frios e levar para casa vinagre, grapa, doces caseiros como geléias, doce de leite e o tradicional doce de figo, mel e própolis.


Gostou das dicas? Conhece algum outro lugar em Valinhos para compartilhar conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Quer conhecer outras cidades que compõem o Circuito das Frutas, acesse:

Os encantos de Vinhedo
Circuito das frutas: a explosão de cores e sabores, despertam todos os sentidos
Atibaia, um dos melhores climas do mundo para se viver


Serviços

Macuco Lazer e Parque Aquático

O complexo de lazer Macuco está instalado em 400.000 metros de área, lá você encontrará 4 piscinas, 2 toboáguas, 3 lagos para pesca e espaço para a prática de esportes aquáticos como windsurf, caiaques e embarcações não motorizadas.

  • Estrada Governador Mario Covas, km 4,6 - Macuco - Valinhos - SP
  • (19) 3881-1707
  • camping@macuco.com.br
  • www.macuco.com.br/

Sítio Kusakariba

O Sítio Kusakariba está instalado numa área de 6,2 hectares, fundado em 1958, tem desde 1960 a goiaba como sua principal cultura, foi o pioneiro em seu cultivo na região. Atualmente no sítio, há inclusive a produção de seriguela.


Casinha do Figo com Chocolate

Imagine um lugar onde você encontrará as delícias do interior com um toque de roça. Aqui, todos os produtos comercializados são artesanais e com certificação de qualidade. Doces, compotas, pimentas caseiras, e a mais famosa coxinha da região.


Adega Tio Mario

Localizada na Chácara da Boa Esperança, possui um clima bem familiar, aconchegante e rústico, o turista é recebido de braços abertos e pode degustar os vinhos produzidos artesanalmente pela Adega. São 13 tipos diferentes, além de 30 tipos de licores.